Estímulo à generosidade e servir ao próximo no evento “Dia de Doar”
Com o objetivo de tornar o país mais justo e solidário, desde 2013, se celebra o Dia de Doar. A 11ª edição acontecerá nesta terça-feira (3), em todo o país. Em Itabira, a ação de generosidade será realizada pelo Serviço de Obras Sociais (SOS), em parceria com a Prefeitura de Itabira, e o Instituto Novo Mundo, entre 13h e 18h, em frente a sede da instituição social, na rua Mato Grosso, 880, bairro Amazonas. Cerca de 10 entidades se reúnem para apresentarem suas atividades, ao mesmo tempo em que receberem as doações. A campanha “Doa Itabira” integra essa mobilização, para arrecadar recursos e aumentar o impacto positivo de organizações do terceiro setor.
A iniciativa visa estimular a cultura da doação no cotidiano. As organizações sem fins lucrativos podem realizar ações para receber doações virtuais, e/ou presenciais. A expectativa é que pessoas sejam estimuladas a realizar ações de generosidade, gerando uma onda de solidariedade. Na última edição, mais de 39 milhões de pessoas participaram, em 92 cidades, mobilizando quase 100 campanhas comunitárias, arrecadando mais de R$4,5 milhões. A iniciativa aconteceu pela primeira vez nos Estados Unidos, em 2012, sendo realizada sempre na terça-feira após o Dia de Ação de Graças.
Para 2024, espera-se que o “Dia de Doar” atinja um número ainda maior de pessoas. Para participar contribua com qualquer valor para as instituições parceiras; compartilhe nas redes sociais usando a hashtag: #DoaItabira; ofereça tempo e habilidades para ajudar nas ações do dia. Informações estão disponíveis no site www.diadedoar.org.br; email: contato@diadedoar.org.br ou pelas redes sociais: @diadedoar. Com o objetivo de transformar vidas, o SOS e o Doe Itabira, aguardam doações de recursos financeiros (via PIX: CNPJ 21.612.130/0001-55); roupas, calçados, acessórios, roupas de cama, mesa e banho serão recebidos.
O SOS também busca: alimentos não perecíveis; materiais de construção para reforma do muro da entidade; tintas e materiais para pintura da fachada, e também podem ser fornecidas fraldas descartáveis (infantis e geriátricas). Ao longo da data ocorrem: sessão de fotos, distribuição de picolés com o mascote do programa “Oba Oba Minas”, bazar da pechincha, artesanato, oficina de bordado, cadastro para cursos gratuitos, e sala de tecnologia atendendo o público, através da Escola de Informática e Cidadania (EIC), projeto desenvolvido para inclusão digital, desenvolvido pelos voluntários da instituição social.
Reportagem: Euclides Éder