Ana Carla Felix, Rafael Max e Ítalo Ferreira. Foto: Prefeitura de Itabira

Três alunos de bacharelado no curso de educação física da faculdade Una, campus Itabira, escolheram como tema de estudo para o Trabalho de Conclusão do Curso (TCC), o projeto: “Em Cada Campo Uma Escolinha”, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (SMEL), com finalidade social. As atividades são voltadas para levar o esporte em vários bairros da cidade, ministradas por profissionais de educação física. E desde 2021, Itabira tem sido alvo de investimentos no esporte.

Foto: Prefeitura de Itabira

Com as práticas de futebol de campo e lazer, crianças e adolescentes têm a oportunidade de aprender técnicas interativas e práticas, voltadas para jovens de qualquer gênero, de nove a 17 anos. Os alunos Ana Carla Felix, Rafael Max e Ítalo Ferreira realizaram estudo minucioso para conhecer o projeto, implantado em Itabira em 2023. O “Em Cada Campo uma Escolinha”, conta com oito núcleos descentralizados: Gabiroba, Fênix, Nova Vista, São Marco, Clóvis Alvim e Boa Esperança. Para saber mais, basta ligar 3839-2202/2308 (SMEL).

Foto: Prefeitura de Itabira

As aulas são duas vezes por semana. Foi necessário investimentos em vários projetos de política pública de fomento ao esporte: reformas e revitalização de campos de futebol e quadras, e apoio aos clubes de futebol amador. A entrega de equipamentos reformados garante espaços adequados à práticas esportivas, com acesso a toda a população. Para os estudantes será oportunidade de descobrir como alinhar o desenvolvimento de habilidades técnicas a projetos sociais. Cada núcleo atende em média, 800 alunos.

Foto: Arquivo

“O nosso objetivo é que seja valorizado cada projeto de política pública de Itabira. Há um ano e sete meses, eu participo do projeto desenvolvido na cidade e vejo a qualidade do mesmo. Vimos que com a reativação da Secretaria de Esporte e a implementação de projetos como esse podemos pensar em um futuro melhor para os alunos, que poderão se tornar os atletas de amanhã e a cidade respira esporte, novamente”, relata Rafael Max, discente de educação física, e professor no projeto.

Reportagem: Euclides Éder

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.