Jornal de Antônio. Crédito: Silvania Pereira

Antônio Dias, a 70 quilômetros de Itabira, agora conta com mais um veículo de comunicação: o Jornal de Antônio. A publicação é semestral lançada em novembro, com o objetivo de valorizar a cultura e a memória do município, que vai celebrar 319 anos em 2025. Causos, receitas, cruzadinha, cordel, entrevista, crônica e muitas histórias estão reunidos no Jornal de Antônio, que foi feito com a participação de pessoas da cidade.

Maria da Penha Alencar de Andrade, aposentada e moradora de Arraial Velho, bairro de Antônio Dias, está impressionada com a publicação e já aguarda a próxima edição. “Fiquei surpresa com os assuntos citados, o que nos levou a nos comunicar sobre assuntos que nos chamaram atenção e foi muito divertido. E que venha, mais assuntos para levantar conhecimentos, talvez esquecidos”, comenta.

Crédito: Silvania Pereira

“Recebi o jornal na minha casa, li no mesmo dia e gostei bastante da aparência chamativa. O conteúdo em si é bastante interessante, agrega conhecimento sobre a cidade. Antônio Dias é uma cidade que tem muita história para ser contada e pessoas que transbordam conhecimento e cultura”, expõe Francis Cássia Barros Gonçalves de Sá, estudante e residente no bairro Pasto Grande, Antônio Dias.

O professor, produtor cultural e vereador eleito, Halesi Carvalho, revela que o Jornal de Antônio provocou um verdadeiro burburinho na cidade. “Não se fala sobre outro assunto desde a circulação do Jornal de Antônio. A cruzadinha foi o que mais movimentou a população, em busca das respostas. De fato, já se tornou um importante canal de comunicação para os ‘antoniodienses,” pontua.

Crédito: Silvania Pereira

“O Jornal de Antônio foi criado para que os moradores de Antônio Dias expressassem a força das histórias contadas pelas pessoas do município. A publicação veio para reverberar toda essa riqueza cultural de Antônio Dias para novas gerações e por onde o Jornal de Antônio chegar”, enfatizam Anaís Della Croce e Gabriel Murilo, que assinam a coordenação geral do projeto artBEM.

Os moradores de Antônio Dias que contribuíram com a primeira edição do Jornal de Antônio foram Cassiano de Sá (assistente de edição), Dona Nezita, Dona Terezinha, Paré, Maria Cristina Lourenço, Maria Perpétua e Hálesi de Carvalho. A publicação é mais uma ação do projeto artBEM, tem a coordenação geral de Anaís Della Croce e Gabriel Murilo, idealização e design gráfico de Filipe Lampejo, edição de Vinícius de Souza.

Crédito: Silvania Pereira

O artBEM é realizado graças à Lei Federal de Incentivo à Cultura, a Lei Rouanet, com o patrocínio da BEMISA. Para quem não está em Antônio Dias e ficou curioso para conhecer o Jornal de Antônio, a versão digital da publicação está disponível no site www.artbem.com.br/jornal. Compartilhe com mais pessoas para ajudar a perpetuar as memórias desse município que tem mais de três séculos de fundação.

Reportagem: Euclides Éder

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.