FSFX celebra 55 anos de história, oito deles na gestão do HMCC
No dia 22 de dezembro, a Fundação São Francisco Xavier (FSFX) completou 55 anos de uma trajetória marcada por superação, inovação e compromisso com a saúde, a educação e o bem-estar das comunidades onde atua. Em abril, a FSFX celebrou oito anos de gestão do Hospital Municipal Carlos Chagas (HMCC). A unidade é referência para 225 mil habitantes, dos 13 municípios da microrregião, destinado exclusivamente a pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS). Em termos de assistência, no último ano, atendeu mais de 27 mil pacientes nas áreas de média complexidade, ambulatório, internação, Unidade de Terapia Intensiva (UTI), centro cirúrgico, tratamentos de hemodiálise de agudos e serviços de diagnósticos.
Desde o início, a FSFX demonstrou um olhar visionário ao adaptar-se às mudanças e necessidades da sociedade. Entre os grandes marcos dessa história, estão a inauguração de novas unidades, como o Centro de Odontologia Integrada (COI), que há mais de quatro décadas cuida da saúde bucal, e a Unidade II do HMC, que elevou a capacidade de atendimento hospitalar. A criação de iniciativas como a Usisaúde, que revolucionou o acesso à saúde suplementar, e a Vita Soluções em Saúde Ocupacional, que leva qualidade de vida aos trabalhadores, são exemplos claros de sua busca incessante por inovação. A FSFX foi criada em 1969 para gerir o Hospital Márcio Cunha (HMC) e o Colégio São Francisco Xavier (CSFX).
Outro destaque da jornada foi a inauguração do CSFX Técnico, que amplia as oportunidades educacionais, além da gestão do HMCC, reforçando o compromisso com a saúde pública. Essa trajetória é o resultado do trabalho de muitas mãos e do desejo constante de transformar vidas por meio de serviços humanizados e inovadores. Em celebração aos seus 55 anos, a FSFX organizou, ao longo deste mês, exposição especial que percorreu suas unidades de negócios. A mostra trouxe um rico acervo de imagens, documentos e relatos, relembrando momentos marcantes, conquistas e desafios superados. Foi uma oportunidade de conectar colaboradores, parceiros e a comunidade à essência e ao legado da FSFX.
Reportagem: Euclides Éder