Polícia Civil de Itabira alerta para golpes praticados por falsos entregadores
3ª Delegacia Regional. Foto: Arquivo

A 3ª Delegacia Regional de Itabira orienta a comunidade local, sobre a ocorrência de diversas ações praticadas, por pessoas ainda não identificadas, que podem implicar em risco à segurança da população, e que demandam de ampla divulgação, com a finalidade da prevenção. Estelionatários estão se passando por falsos entregadores de produtos diversos, como caixas de ferramentas e garrafas térmicas, entre outros. Produtos que não foram adquiridos pelos destinatários. Eles propõem fotografar as pessoas que recebem, alegando que se trata de uma forma de confirmação da entrega dos itens. Os dados podem ser usados em golpes.
A Polícia Civil adverte a população que, essa conduta representa potencial risco às pessoas, que são destinatárias das supostas entregas. A autoridade policial percebeu evidencias que em todos os casos, que tenham recebido os produtos, já se detinha os dados dos recebedores, considerando que tais informações, constavam nas etiquetas dos pacotes entregues. E as fotografias propostas seriam, possivelmente, para a coleta da biometria facial. O objetivo desta coleta é a prática de golpes financeiros, como a abertura de contas ou outras práticas que, tais informações podem ser utilizadas em meio digital.
Polícia Civil de Itabira
O material pode ser utilizado na contratação de cartões de crédito, obtenção de empréstimos, e financiamentos, entre outros, contraindo dívidas e levando a prejuízos financeiros. A Polícia Civil está investigando os casos, trazidos ao seu conhecimento e empreendendo esforços no sentido de identificar os envolvidos, apurando a prática que pode estar relacionada a criminosos. Caso tenha sido alvo desta conduta, é importante procurar a Delegacia e registrar a ocorrência, para fornecer material investigativo, bem como, comprovar futuramente a captação indevida da biometria, caso necessário.
Foto: Polícia Civil
É importante verificar se os dados pessoais foram utilizados de maneira indevida, no sistema “Registrato” clicando aqui. A consulta é gratuita de empréstimos em seu nome, conta bancária, chaves Pix cadastradas, cheques sem fundos, e compra ou venda de moeda estrangeira, assim como consultar instituições financeiras para solicitar o encerramento de contratos, evitando prejuízos. A Polícia Civil solicita que, caso possua qualquer informação que possa contribuir para com as investigações, como imagens de câmeras de segurança dos entregadores, procure a sede da instituição, na avenida Prefeito Li Guerra, 1751, Praia.
Reportagem: Euclides Éder