Começa a modernização de medidores obsoletos da Cemig, para transparência no faturamento
Crédito: Cemig/Divulgação
Com o objetivo de medir o consumo de energia com maior exatidão e gerar mais benefícios para seus clientes, a Cemig está modernizando seu parque de medidores em Minas Gerais. Neste ano, a companhia planeja realizar a troca de mais 400 mil equipamentos em todo o estado com um investimento de R$ 70 milhões. Apenas no ano passado, a companhia substituiu 550 mil equipamentos obsoletos por outros mais modernos, com um investimento de cerca de R$ 66,5 milhões. Somente no Leste de Minas, a Cemig substituiu aproximadamente 100 mil equipamentos em 2024, totalizando um investimento de aproximadamente R$ 12 milhões por parte da companhia.
Neste projeto, desde janeiro de 2021, mais de 2 milhões de unidades foram substituídas pela Cemig em toda a sua área de concessão, que abrange 774 municípios mineiros. “Entre as principais vantagens é que o novo medidor traz mais segurança na obtenção dos dados e agilidade aos leituristas na coleta de dados para o faturamento correto do consumo daquele imóvel. Para o cliente, o equipamento moderno oferece mais facilidade no acompanhamento do consumo mensal”, explica Marcelo Moreira, engenheiro de Medição e Controle das Perdas da Cemig. Os equipamentos substituídos têm idade superior a 20 anos, e a substituição é gratuita.
Crédito: Cemig/Divulgação
Entre 2025 e 2029, a empresa destinará R$ 39,2 bilhões em Minas Gerais, sendo R$ 23,2 bilhões no segmento de distribuição de energia. Caso clientes recebam a visita de técnicos da Cemig com o intuito de trocar o medidor de energia instalado, saiba que a ação é legítima e faz parte dos serviços de rotina da empresa. A substituição está amparada em artigo 228 da resolução da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Ela prevê que a distribuidora é responsável por instalar, operar, manter e arcar com a responsabilidade técnica e financeira dos medidores e demais equipamentos de medição para fins de faturamento em unidade consumidora.
Dessa forma, para que a Cemig possa realizar este trabalho, é importante que o cliente libere o acesso dos técnicos ao medidor. E alerta que nenhum colaborador da empresa está autorizado a cobrar por esse tipo de serviço ou solicitar qualquer documento ou dados bancários. A empresa recomenda que o morador exija sempre a identificação daqueles que se apresentam em nome da companhia. Todos os funcionários da Cemig ou de empreiteiras a serviço da companhia usam crachá de identificação e uniforme, além de veículo caracterizado como a serviço da Cemig. Os clientes podem entrar em contato com a companhia pelo gratuito 116 (tridígito gratuito).
Reportagem: Euclides Éder