Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais se reúne com a Unifei
Fonte: Secom/Unifei
No dia seis de fevereiro, a Universidade Federal de Itajubá (Unifei) esteve no Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). Janaina Roberta dos Santos, vice-reitora, representou a instituição acadêmica com o pró-reitor de graduação, Rodrigo Silva Lima. O encontro, que contou com a participação de Ulysses Tavares Teixeira, diretor de avaliação de educação superior, e de Rogério Dentello, coordenador geral de avaliação in loco, teve como objetivo discutir a situação atual da Unifei e esclarecer dúvidas sobre os sistemas de avaliação do INEP.
O diretor Ulysses e o coordenador Rogério destacaram que está em curso uma revisão dos instrumentos e indicadores, considerando as mudanças no cenário do Ensino Superior. Comissões de avaliadores experientes serão formadas para analisar as especificidades dos cursos em diferentes áreas, coletar dados e apresentar resultados que subsidiem uma nova proposta de avaliação. Segundo os representantes do INEP, após a finalização dos estudos, a proposta será submetida à consulta pública, com foco na criação de um novo sistema de fluxo de avaliação.
Fonte: Secom/Unifei
A professora Janaina agradeceu a receptividade do INEP e destacou que a nova gestão da Unifei está em fase de construção de equipes, especialmente no âmbito da graduação, para oferecer suporte aos coordenadores de curso e aprimorar os ciclos de avaliação. “É uma demanda significativa e já assumimos essas prioridades”, afirmou. A vice-reitora e o pró-reitor da Unifei solicitaram ao INEP recomendações para a nova gestão universitária. Ulysses sugeriu que a universidade fortaleça a atuação da Comissão Própria de Avaliação (CPA).
Foi indicado também que ocorra o acompanhamento das atualizações que serão divulgadas nos portais oficiais do governo. Ele enfatizou a importância de valorizar as boas práticas institucionais e a identidade de cada Instituição de Ensino Superior (IES). “As IES precisam se valorizar em função de suas missões individuais. É essencial fortalecer a autonomia, valorizar o trabalho da CPA e garantir que ela acompanhe os movimentos do INEP”, concluiu o diretor. A reunião reforçou o compromisso com a qualidade acadêmica, em busca de melhorias contínuas.
Reportagem: Euclides Éder