O exercício físico como ferramenta para driblar a depressão
Crédito: ZiYou
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), mais de 300 milhões de pessoas em todo o mundo sofrem com depressão. Estudos indicam que a prática regular de exercícios físicos pode reduzir em até 30% os sintomas de ansiedade e depressão, graças à liberação de endorfinas e outros neurotransmissores que promovem bem-estar. Estudo publicado em 2024 pela National Library of Medicine sugere que contar os passos pode ser uma estratégia eficaz na prevenção da depressão.
Segundo essa pesquisa, caminhar pelo menos sete mil passos por dia pode reduzir significativamente o risco desta doença. Além disso, cada mil passos extras, até um total de dez mil por dia, pode diminuir a probabilidade de depressão em até 9%. Para muitas pessoas, manter a rotina de atividades físicas pode ser desafiador, especialmente devido à falta de tempo e à dificuldade de ir às academias. A solução pode estar na tecnologia e na conveniência de praticar em casa com equipamentos e plataformas digitais.
Rafael Uliani, chefe de produtos da ZiYou e especialista em mercado esportivo, explica que o modelo de assinatura de equipamentos oferece diversas vantagens para quem deseja manter a regularidade nos treinos:
- Praticidade: Acesso a equipamentos de alta qualidade e tecnologia sem necessidade de grandes investimentos ou deslocamento.
- Flexibilidade: Possibilidade de treinar a qualquer hora, sem depender de academias lotadas e sem comprometer a rotina pessoal e profissional.
- Economia: Redução de custos com a compra de equipamentos e manutenção inclusa na assinatura.
- Tecnologia: A combinação de equipamentos com o aplicativo ZiYou Club permite treinos guiados e personalizados nas telas.
Para quem está começando, e buscando resultados eficazes com segurança, Rafael Uliani sugere:
- Spinning: Ideal para treinos de baixo impacto, e alta queima calórica.
- Esteira: Ideal para caminhadas e corridas leves, permitindo uma evolução gradual para treinos mais intensos.
Acessórios como elásticos de resistência e pesos leves. Complementam os treinos e auxiliam na tonificação muscular. Além dos benefícios físicos, a prática de exercícios regulares proporciona melhorias psicológicas, como: redução do estresse e ansiedade: A liberação de endorfinas promove sensação de bem-estar; aumento da autoconfiança: Treinar sem pressão ou comparação melhora a autoestima; e a melhora na qualidade do sono: Atividades físicas regulares contribuem para um descanso mais profundo e restaurador.
Reportagem: Euclides Éder