FSFX: dicas para aproveitar o Carnaval de forma segura e saudável
Médica Natália Menezes. Fonte: FSFX
O Carnaval é uma das festas mais aguardadas do ano, marcada pela alegria, cores vibrantes e muito samba no pé. Porém, entre tanta diversão, é importante lembrar que alguns cuidados com a saúde e segurança podem garantir que a festa não termine mais cedo do que o esperado. A médica da Família e Comunidade da Fundação São Francisco Xavier (FSFX), Natália Menezes, compartilha dicas essenciais para aproveitar a folia.
Se você pretende viajar para apreciar o feriado, o primeiro passo é o planejamento. É fundamental descansar antes de pegar a estrada e organizar tudo o que é necessário, como documentos e medicamentos. “Durante a viagem, a recomendação é fazer pausas para hidratar-se, alongar e descansar, para evitar qualquer imprevisto. É sempre bom estar preparado para garantir que a viagem seja tranquila e segura”, orienta Dra. Natália.
“Se for dirigir, não faça consumo de bebidas. Outro ponto importante é manter um contato de emergência atualizado e informar a família ou amigos sobre seu destino e horários são fundamentais para garantir sua segurança. Além disso, é fundamental realizar exames regulares e procurar orientação médica caso apareçam sintomas após qualquer exposição. A saúde sexual precisa ser levada a sério”, ressalta a Dra. Natália.
O consumo excessivo de álcool também deve ser cercado de cuidados. “O álcool pode causar desidratação, mal-estar, perda de consciência e até intoxicação. Quando consumido em excesso, prejudica tanto a percepção quanto os reflexos, o que aumenta o risco de acidentes. A dica é intercalar o consumo de bebidas alcoólicas com água, alimentar-se bem”, alerta a especialista da FSFX.
Outro fator são as altas temperaturas do verão, que podem resultar em desidratação ou até insolação. Dra. Natália reforça que, caso os sintomas de desidratação, como vertigem, dor de cabeça ou fraqueza, comecem a aparecer, é importante dar uma pausa, hidratar-se e procurar ajuda. “A exposição prolongada ao sol pode ser muito prejudicial à saúde, por isso, cuide-se para não sofrer as consequências”, completa a médica.
As festividades também costumam trazer uma alimentação inadequada. A médica recomenda que, mesmo com a tentação das comidas de barraquinha, busque alimentos mais leves, frescos e ricos em proteínas, fibras e carboidratos de boa qualidade. “Evite frituras e alimentos de origem duvidosa. Uma alimentação equilibrada ajuda a manter a energia e a disposição para aproveitar as festas sem contratempos”, sugere Dra. Natália.
Por fim, a médica também alerta sobre o risco das drogas recreativas que, assim como o álcool, podem alterar a percepção e comprometer a saúde. “Essas substâncias trazem riscos não só à saúde mental, mas também ao físico, podendo colocar você e quem está à sua volta em situações perigosas. Por isso, evite-as durante a folia”, orienta a médica, recomendando aproveitar a festa com consciência e responsabilidade.
Reportagem: Euclides Éder