Itabira: definida a programação do Carnaval descentralizado “Haja Amor”
Fonte: FCCDA
Após o sucesso no pré-Carnaval, a Prefeitura de Itabira, por intermédio da Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade (FCCDA) confirmou detalhes da programação do Carnaval “Haja Amor”, entre os dias 28 de fevereiro e quatro de março. Em 2025, o evento se inspira na icônica música de Luiz Caldas (“Haja Amor”). A inspiração do cantor, compositor e precursor do axé se alinha com a proposta de descentralização. Em Itabira, a festividade se espalhará por 12 pontos distintos de Itabira, incluindo zona rural.
Fonte: FCCDA
A parceria com Associações Comunitárias reforça a conexão com a comunidade e a democratização de celebração, a cada ano mais acessível e com diversidade cultural. A ideia é garantir que a festa chegue a diferentes locais, promovendo segurança e diversão em diferentes espaços. Nos bairros Pará e Campestre, as atrações acontecerão diariamente, proporcionando diversão aos foliões. Nas demais localidades, as festividades de carnaval começam no sábado (1º). Clique aqui e baixe a programação completa.
Fonte: FCCDA
A concepção é que as atividades do “Circuito Carnaval de Rua”, cumpram as exigências do edital. “A descentralização de eventos culturais é fundamental para democratizar o acesso à cultura e promover a integração das comunidades. Ela valoriza as expressões culturais das periferias, estimula a produção local e amplia o acesso à criação cultural. O Carnaval Haja Amor, em parceria com as Associações, é um reflexo do nosso compromisso com a cultura”, destacou a superintendente da FCCDA, Vanessa Silva de Faria.
Corte Momesca 2025. Crédito: Filipe Augusto/Ascom/PMI
Fique por dentro de todas as novidades e atualizações do pré-Carnaval de Itabira. Siga as redes sociais da Fundação Carlos Drummond de Andrade (@fccda) e da Prefeitura Municipal de Itabira (@prefeitura_itabira) e não perca nenhum detalhe dessa festa. “Através dessa descentralização, garantimos um evento que celebra o amor e a alegria, acolhendo todos os moradores. É assim que fortalecemos a cultura e revitalizamos a nossa cidade,” finaliza Vanessa de Faria.
Reportagem: Euclides Éder