Coproduto da mineração, Areia Sustentável da Vale alcança marca considerável
Areia Sustentável. Fonte: Vale
A Agera, empresa criada pela Vale para desenvolver e comercializar a Areia Sustentável, coproduto da mineração, atingiu, em janeiro, a marca de dois milhões de toneladas vendidas do material. O quantitativo é considerado uma marca considerável pela mineradora.
Apenas nos últimos seis meses, a Agera comercializou um milhão de toneladas do produto, sendo que a marca do primeiro milhão foi alcançada após um ano e oito meses de operação desta nova empresa, em agosto do ano passado. A Vale avalia o número como positivo.
A Areia Sustentável da Vale é fabricada a partir do reaproveitamento de rejeitos, reduzindo a disposição em barragens e pilhas. O material tem ampla aplicação no setor de construção civil, entre outras indústrias, além de ser uma alternativa ao uso da areia natural.
“O negócio apoia a mineração circular, garante o melhor aproveitamento dos recursos naturais e contribui para nossa ambição de reduzir os rejeitos nas nossas operações”, destaca Tatiana Teixeira, gerente-geral de Novos Negócios da Vale, sobre os dados apurados pela mineradora.
A Agera conta, atualmente, com 166 clientes em cinco Estados: Minas Gerais, Espírito Santo, Distrito Federal, Goiás e São Paulo. Para o fornecimento do material, a empresa mantém sete Centros de Distribuição e contrato com 23 fornecedores de transporte rodoviário e ferroviário.
Reportagem: Euclides Éder