Rádio Itabira

Transmissão ao vivo, notícias locais, agenda cultural, programação musical e informações institucionais.

Crédito: Carol Veloso/Ascom/PMI

O Dia Internacional da Mulher, comemorado neste sábado (8), foi marcado por uma programação especial em Itabira. Com diversas atividades, a Casa da Cidadania Margarida Silva Costa recebeu autoridades e representantes da sociedade civil para uma manhã especial e de muitas homenagens. O dia de valorizar a presença feminina teve como destaque celebrações que reuniram mulheres de diferentes idades em momentos de integração e aprendizagem.

O gestor municipal Marco Antônio Lage participou do evento e destacou a importância das mulheres nas lideranças da sociedade e na gestão municipal. “A mulher itabirana tem hoje uma participação muito grande, tivemos avanços. Abrimos espaços na prefeitura e hoje quase 80% dos servidores públicos são mulheres. Mais do que isso, pela primeira vez, Itabira tem a metade do seu secretariado formado por mulheres. Eu fico muito feliz com essa jornada”, disse o prefeito de Itabira.

Crédito: Carol Veloso/Ascom/PMI

Uma das atividades propostas foi a prática de Lian Gong, conduzida por Moema. Essa técnica chinesa, já utilizada pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) em várias unidades de Itabira, consiste em exercícios terapêuticos que visam melhorar a saúde e promover o equilíbrio entre corpo e mente, proporcionando mais qualidade de vida aos participantes. Além disso, houve o plantio de oito mudas de palmeira-juçara, uma ação simbólica que destaca a importância das mulheres na sociedade.

As mudas foram plantadas por Raquell Guimarães (primeira-dama), Dulce Citi (vereadora), Nair Monteiro (Associação das Domésticas), Lena Viana (Serviços de Obras Sociais -SOS e Rotary), Lia Andrade (Casa de Cidadania), Rosinha de Souza e Conceição Silva (Comunidades Quilombolas), Iracema Nascimento e Dadá Lacerda (Interassociação dos Amigos dos Bairros), reforçando a preservação ambiental e envolvimento da comunidade na recuperação da vegetação nativa.

Crédito: Carol Veloso/Ascom/PMI

“Nós vamos plantar árvores aqui porque não temos outra forma de continuar neste planeta respirando e vivendo, que não seja cuidando de árvore. O plantio é o futuro, é a nossa garantia de que vamos ter vida na terra. Estamos fazendo isso para quem virá após nós”, enfatizou a primeira-dama. “Eu não esperava que fosse acontecer do jeito que aconteceu, estou participando muito alegre e satisfeita. Só tenho que agradecer a Deus por essa oportunidade,” celebrou Nair Monteiro, de 90 anos.

A programação contou ainda com Biodança, ministrada pela terapeuta ocupacional Tânia Couto, envolvendo autoconhecimento, autoestima e fortalecimento dos laços interpessoais, proporcionando momentos de descontração e conexão entre os participantes. As celebrações destacaram a importância da data, não apenas como comemorativa, mas como momento de reflexão sobre o papel feminino na sociedade, a valorização da saúde e do meio ambiente e o fortalecimento da união.

Reportagem: Euclides Éder

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.