Projeto que isenta taxas em concursos para doadoras de leite materno é aprovado
Foto: Câmara de Itabira
Nesta terça-feira (11) foi realizada a sexta reunião ordinária da Câmara Municipal de Itabira. Todos os itens da pauta foram aprovados por unanimidade, destacando-se importantes propostas que visam o bem-estar e o desenvolvimento de Itabira e suas comunidades. Em única discussão, foi aprovada a denominação da alameda para pedestres “Dona Nana”, visando prestar a figura significativa para a comunidade local.
O Projeto de Lei que isenta do pagamento de taxas de inscrição, em concursos públicos e em processos seletivos municipais, para doadoras de leite materno, proposta pelo vereador Bernardo de Souza Rosa, foi aprovada em segunda votação. O texto, aceito por unanimidade, teve o objetivo de incentivar e apoiar essa prática tão importante para a saúde das crianças. O próximo passo é a reconstituição do banco de leite.
O vereador Rodrigo Assis “Diguerê” solicitou agendamento de reuniões em Ipoema e Senhora do Carmo, para aumentar a participação popular nas discussões da Câmara de Itabira, pela população rural. Ronaldo de Sena “Capoeira” solicitou Moção de Aplausos ao Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Extração Mineral e de Pesquisa, Prospecção, Extração e Beneficiamento do Ferro e Metais Básicos (Metabase).
Foto: Câmara de Itabira
Diversas indicações foram aprovadas, com destaque para as propostas, que buscam melhor infraestrutura e qualidade de vida: asfaltamento do morro de ligação da comunidade São José do Macuco a Bom Jesus do Amparo; passagem elevada na avenida Cristina Gazire, bairro Praia; capina e limpeza do bairro Colina da Praia; e a troca de transformadores na comunidade rural dos Macacos.
Também foram encaminhados ao Poder Executivo, pedidos, como a melhoria da estrada de acesso ao sítio Bela Vista, na comunidade rural de Salgado; limpeza e remoção de entulho na travessa das Cantineiras, Gabiroba; construção de poço artesiano na comunidade rural de Coqueiros; calçamento e melhorias na iluminação pública da comunidade rural de Posses; extensão da rede de água na rua Hortelã, bairro Conceição.
Outra solicitação foi à instalação de luminárias ao longo da estrada na comunidade de Jota Pereira; redutores de velocidade na rua Suécia, bairro São Marcos, e mudança de tráfego e instalação de placa de sinalização na rua Josefina Bragança, vila Piedade; instalação de câmeras de segurança e monitoramento na praça do Ribeiro de Cima; e a instalação de iluminação na MG-129, no bairro Barro Branco.
Leonardo Ferreira. Foto: Câmara de Itabira
O presidente do Partido Socialismo e Liberdade (PSOL), Leonardo Ferreira Reis, na tribuna, debateu a real conjuntura política, impactos socioambientais da mineração e a necessidade de políticas públicas eficazes no desenvolvimento sustentável e qualidade de vida. Ele convidou a população e as autoridades para se engajarem no debate, destacando a relevância da participação de todos na construção de soluções.
Reportagem: Euclides Éder