Itabira: IPTU 2025 disponível para emissão, arrecadação deve alcançar R$ 22 mi
Foto: Arquivo
A Prefeitura de Itabira informa que a guia de pagamento do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) 2025 está disponível. Os contribuintes terão mais tempo para efetuar o pagamento neste ano, já que o prazo foi ampliado até o mês de maio, ou seja, os contribuintes terão mais tempo para efetuar o pagamento. A guia pode ser emitida online, no site www.itabira.mg.gov.br, na seção Cidadão>IPTU, informando apenas o Cadastro de Pessoa Física (CPF) do proprietário.
A guia também pode ser retirada presencialmente no guichê de atendimento no primeiro andar do prédio da Prefeitura de Itabira, ou solicitada pelo WhatsApp da Gerência de Arrecadação, número (31) 3839-2214. Além da retirada do documento online, os contribuintes receberão o carnê via Correios, até o final do mês de abril de 2025. As opções de quitação incluem o pagamento à vista, com 10% de desconto.
Foto: Arquivo
Para quem aproveitar essa oportunidade, terá que quitar o IPTU até o dia cinco de maio, ou o parcelamento em até oito vezes, mas sem desconto. O pagamento só pode ser realizado no Banco do Brasil, Mercantil do Brasil, Santander, Caixa Econômica Federal, Bradesco, Sicoob/Bancoob e Casas Lotéricas (credenciadas à Caixa Econômica Federal). Não haverá a responsabilização em pagamentos em instituições não credenciadas.
O gestor da Secretaria Municipal de Fazenda (SMF), Júlio César de Araújo “Contador”, enfatiza: “A SMF não faz contato por SMS, ligações ou qualquer outro número de WhatsApp que não seja o (31) 3839-2214. Caso receba qualquer comunicação suspeita, o contribuinte deve entrar em contato diretamente com a Prefeitura para verificar a veracidade das informações”, destacou. O pagamento é fundamental para o financiamento de serviços públicos.
Júlio Contador. Foto: Prefeitura de Itabira
“Os recursos arrecadados são necessários para garantir investimentos em áreas como saúde, educação, infraestrutura, segurança e serviços urbanos. Além disso, o pagamento em dia evita multas, juros, inscrição em dívida ativa, ações judiciais de cobrança e restrições de crédito”, finaliza Júlio Contador. A Prefeitura de Itabira prevê arrecadar R$ 22 milhões com o IPTU em 2025, garantindo a continuidade do desenvolvimento e a oferta de serviços.
Reportagem: Euclides Éder