ELMI ensina canto, musicalização infantil e como usar instrumentos artísticos
Crédito: Mário Brito/Ascom FCCDA
A Escola Livre de Música de Itabira (ELMI), da Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade (FCCDA), realizou na quinta-feira (20) a aula inaugural que abre as atividades do ano letivo de 2025. O evento teve como objetivo dar as boas-vindas aos novos alunos e suas famílias, além de apresentar a estrutura, a equipe docente e as disciplinas que serão oferecidas ao longo do ano, como canto, musicalização infantil e instrumentação artística.
Crédito: Mário Brito/Ascom FCCDA
Na abertura, a participação especial de alunos veteranos, que realizaram apresentação executando quatro peças de grande significado cultural: Romaria, de Renato Teixeira; Eu Sei Que Vou Te Amar, de Tom Jobim e Vinícius de Moraes; Luar do Sertão, de Catulo da Paixão Cearense e João Pernambuco; e Aquarela, de Toquinho. As apresentações ilustraram o nível de aprendizado e prática musical alcançado pelos alunos, evidenciando o compromisso com a excelência na formação musical.
Crédito: Mário Brito/Ascom FCCDA
“Estamos empenhados em transformar a ELMI em centro de excelência, focado no desenvolvimento profissional e na integração por meio da música. A implementação de novos Regimento Interno e Projeto Pedagógico, visa aprimorar a gestão e a qualidade de ensino, criando base sólida para o futuro. Reafirmamos o compromisso com a formação que vai além do técnico, estimulando a criatividade, a expressão artística e fortalecendo os laços culturais”, disse a superintendente da FCCDA, Vanessa de Faria.
Vanessa de Faria. Crédito: Mário Brito/Ascom FCCDA
Nesta mesma aula inaugural, também foi momento para reforçar o compromisso da FCCDA com o desenvolvimento artístico e cultural da cidade, oferecendo formação aos estudantes. A equipe pedagógica da ELMI destacou a importância da música no processo de desenvolvimento pessoal e social. A programação de 2025 da Escola Livre de Música promete ser uma jornada enriquecedora, com diversos projetos e atividades voltadas ao desenvolvimento artístico dos estudantes.
Reportagem: Euclides Éder