Rádio Itabira

Transmissão ao vivo, notícias locais, agenda cultural, programação musical e informações institucionais.

Familiares de Mário Carvalho Azevedo de Barros. Crédito: Prefeitura de Itabira

Mais um espaço de lazer e convivência foi entregue reformado e readaptado em Itabira, a praça Mário Carvalho Azevedo de Barros, no bairro Quatorze de Fevereiro, nesta quinta-feira (26), com aulão de ritbox e show sertanejo de Sérgio e Delson. As intervenções foram mediante solicitação do programa Orçamento Participativo, em 2023. Os moradores desejavam há anos urbanizar a área, antes erma, sem iluminação, tomada por vegetação e terra, além da insegurança. “Passei parte da minha vida nessa região e aqui sempre foi um local feio, escuro que ninguém tinha coragem de passar à noite. Agora, estamos em uma praça maravilhosa e acolhedora,” lembrou a moradora Vera Sant’Ana.

“Nosso compromisso é renovar esses lugares e as praças para que as famílias possam frequentar. O lazer em espaços de qualidade contribui para a saúde mental e física. Isso era um problema em nossa cidade e atualmente a gente vê, como, por exemplo, as praças Acrísio Alvarenga, no Centro, no bairro Campestre, a José Máximo Rezende Filho, e a pista poliesportiva Pump Track, no bairro Praia, todas lotadas. Esses locais foram construídos e/ou restaurados, com equipamentos de segurança, iluminação e conforto. Isso é uma cidade moderna, justa e boa para se viver. Estamos investindo permanentemente para tornar Itabira uma cidade melhor”, discursou o prefeito Marco Antônio Lage.

Prefeito Marco Lage, cercado de crianças, no dia do evento. Crédito: Prefeitura de Itabira

Para a concepção da praça, as arquitetas da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano (SMDU) priorizaram a história e particularmente na região, a antiga estação e os tradicionais bairros: Quatorze de Fevereiro, Centro, e a Vila São Joaquim, foram essenciais para o conceito “Caminho de Ferro”. Por isso, foram incluídos elementos como trilhos, trem, estação, partidas e chegadas, exportação, café e minério, e o painel “Cerca de Flores” da artista Hanna Lucatelli pelo Festival Mostra de Artes Pública (MAPA). O nome da praça homenageia o engenheiro da ferrovia Mário Carvalho Azevedo de Barros, trabalhador da estatal Companhia Vale do Rio Doce, que contribuiu na construção da cidade.

“Esse novo olhar para a cidade, além de valorizar os espaços, valoriza a figura das pessoas. O engenheiro Mário Carvalho tem uma trajetória vitoriosa, que merece ser contada. Ele começa operário, bota a cara no mundo, vence o mundo e faz o que parecia impossível: a abertura do trecho Itabira – Nova Era”, analisou o gestor da SMDU, Jader Magalhães. O novo espaço conta com acessibilidade, mobiliário, iluminação e lixeiras. Segue cumprindo sua função de cortar caminho, agora, pavimentado e com segurança. Oferece acesso de mão única para veículos de pequeno porte, guarda-corpo em torno do passeio, piso com drenagem, paisagismo, câmeras de segurança, e dispositivos para restringir outros acessos.

Reportagem: Euclides Éder

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.