Rádio Itabira

Transmissão ao vivo, notícias locais, agenda cultural, programação musical e informações institucionais.

Jorge Borges. Foto: Carol Veloso/Ascom/PMI

O Mês da Água foi aberto em Itabira na segunda-feira (17) e segue até o dia dois de abril. No lançamento, foi colocado em pauta o tema: “Mudanças Climáticas e Recursos Hídricos”, no auditório da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Proteção Animal (SMMAPA), no Parque Municipal Natural Mata do Intelecto. As atividades preveem palestras em escolas, exposição, cinema no Parque do Limoeiro, oficinas e plantio de árvores. A programação iniciou com a palestra “Captação do Rio Tanque”, ministrada pelo engenheiro sanitarista Jorge Borges, representante do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae).

Durante a apresentação, Jorge Borges abordou a importância da captação do Rio Tanque como fonte de abastecimento para a região, os desafios enfrentados na captação e distribuição da água e as medidas adotadas para garantir a segurança hídrica diante das mudanças climáticas. O projeto Rio Tanque, após a conclusão, prevê a captação de 600 litros de água por segundo, o que vai garantir o abastecimento para toda a população de Itabira pelas próximas décadas. Reforçando a sensibilização sobre a gestão dos recursos hídricos e a adoção de práticas responsáveis para a preservação do meio ambiente.

Valdeci Fernandes e Elaine Mendes. Foto: Carol Veloso/Ascom/PMI

As ações propostas são em alusão ao Dia Mundial da Água, celebrado neste sábado (22). A data chama a atenção para a importância da água e defende a gestão sustentável dos recursos hídricos. “Resolvemos celebrar o mês da água para lembrar, educar sobre a importância da conservação e preservação deste bem tão precioso e essencial que é a água. Já convivemos com a questão da escassez hídrica e por isso o enfoque é nas emergências climáticas e no projeto do Rio Tanque. Pensamos no tema para a preservação e para plantar água na cidade”, relata Elaine Mendes, gestora da SMMAPA.

“Consideramos que este é um mês de reflexão. Estamos enfrentando uma crise hídrica e climática muito grande. No ano passado, enfrentamos um problema sério e acredito que este ano não seja diferente. Houve muitas queimadas em nossos mananciais e uma falta de água muito grande. Precisamos de ações urgentes para podermos ter água de qualidade e em abundância em nosso município”, disse Valdeci Luiz Fernandes Júnior, diretor-presidente do Saae. A programação traz discussões e atividades voltadas para a sustentabilidade e a proteção hídrica, como o lançamento da Pedra Fundamental das Obras de Captação do Rio Tanque.

Reportagem: Euclides Éder

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.