Simpósio de Fraturas Osteoporóticas terá participação de médico do HNSD
Edson Lima. Crédito: Ascom/HNSD
O médico do Hospital Nossa Senhora das Dores (HNSD), Dr. Edson Pereira de Lima (diretor clínico e ortopedista), confirmou participação no I Simpósio de Fraturas Osteoporóticas – Prevenção e Tratamento, que vai acontecer entre os dias 25 e 26 de abril, na Associação Médica de Belo Horizonte. O especialista de Itabira foi convidado para ser debatedor em mesa redonda sobre o tema. “Fraturas Osteoporóticas do Joelho”. A participação, segundo o HNSD, reforça sua excelência profissional e o compromisso com a atualização científica na área. A presença de Dr. Edson também representa não apenas reconhecimento da expertise, mas uma oportunidade de compartilhar conhecimentos.
A expectativa do evento é a contribuição para o aprimoramento dos serviços oferecidos no HNSD, considerando que este Simpósio terá renomados especialistas, visando discutir estratégias para prevenção e tratamento das fraturas osteoporóticas, tema de relevância para a saúde pública, e qualidade de vida dos pacientes. A premissa do trabalho, segundo Dr. Édson, é enxergar que o paciente idoso não tem uma fratura apenas, mas sim, uma enfermidade mais complexa, que poder ser mais grave, ou seja, a fratura poderia ser considerada como sinal, sendo necessário abordar este indivíduo de maneira ampla, avaliando demais fatores relacionados à sua saúde.
“A participação no evento é o reconhecimento do trabalho realizado há mais de 15 anos, o qual envolve vários atores: os colegas da clínica ortopédica, a equipe multidisciplinar assistencial do Hospital Nossa Senhora das Dores, a Administração do HNSD, que oferta todo o suporte necessário para a correção das fraturas, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), que nos casos específicos, autoriza o uso de materiais especiais como placas bloqueadoras, essenciais para o sucesso das abordagens cirúrgicas nos ossos com osteoporose. Todos num só desafio, o de fazer com que a primeira fratura do paciente com osteoporose possa também ser a última,” exclamou o ortopedista do HNSD.
Reportagem: Euclides Éder