Rádio Itabira

Transmissão ao vivo, notícias locais, agenda cultural, programação musical e informações institucionais.

Foto: Arquivo

Conferência Municipal de Saúde acontece entre os dias 24 e 26 de março, no Centro Universitário UniFuncesi. Os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) são protagonistas neste evento, para discutir políticas públicas neste segmento, assim como os trabalhadores da área, e os colaboradores de uma forma geral, porque o evento tem uma particularidade: a eleição de delegados que irão participar da Conferência Estadual da Saúde do Trabalhador.

As propostas elencadas seguirão para a Conferência Nacional de Saúde do Trabalhador. Nesta segunda-feira (24), a partir das 13h, e na terça (25) e na quarta-feira (26), entre 8h e 17h. “Convido a todos da população. Evento aberto para todos, justamente porque nós entendemos a importância das discussões das políticas de saúde e das políticas de saúde do trabalhador,” disse Fabiana Machado, gestora da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), em entrevista para a rádio Itabira.

Foto: Arquivo

“Nossa Conferência Municipal de Saúde é um evento muito importante que ocorre a cada quatro anos, construindo políticas públicas. Antes, tivemos as pré-conferências, reuniões importantes nos territórios, envolvendo debates ricos em particularidades, inclusive nos distritos. A Conferência, este ano, se divide em duas, a escolha dos delegados para representar Itabira na Pré-Conferência Estadual de Saúde do Trabalhador,” acrescenta Fabiana Machado. O evento é organizado pelo Conselho Municipal de Saúde.

Esse colegiado é responsável pelo controle social das questões relacionadas à saúde e absorção das demandas. “Também vamos eleger delegados para nos auxiliar na construção das políticas públicas de saúde. A gente tem determinado por lei que 50% desse público tem que ser composto pela sociedade civil, 25% de trabalhadores da saúde e 25% de prestadores de serviço, como hospitais, laboratórios e gestores do SUS,” finaliza a gestora da SMS de Itabira.

Reportagem: Euclides Éder

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.