Rádio Itabira

Transmissão ao vivo, notícias locais, agenda cultural, programação musical e informações institucionais.

Foto: Câmara de Itabira

Na terça-feira (25), a Câmara de Itabira realizou reunião ordinária, discutindo Projetos de Lei e/ou de Resoluções, requerimentos e indicações que visam o desenvolvimento e o bem-estar da população itabirana. A sessão foi marcada por propostas relevantes nas áreas de cultura, infraestrutura, educação, saúde, transporte e preservação do patrimônio.

Em primeira votação, o texto que determina a instituição da Semana Cultural Cristã de Itabira, da vereadora Jordana Madeira Dias, foi aprovado por unânimidade. A matéria visa criar a data comemorativa no calendário oficial do município. A proposta foi aprovada por maioria simples e segue para a segunda discussão, na reunião da próxima semana.

Foto: Câmara de Itabira

“Surgiu referente a vários eventos que eu vejo aqui na nossa cidade, hoje, mas vemos pouco sobre esta cultura. Sou de uma família assim, de berço cristão, e sei da importância de não se criar apenas um show, mas uma semana inteira de eventos voltados para esse tema. Absorvendo católicos e evangélicos na nossa cidade, para fomentar a união”, disse a autora.

O Projeto de Lei que cria o Dia da Cavalgada da Mulher, da vereadora Dulce Citi Oliveira, também foi aprovado por todos os vereadores. A proposta visa a criação da data ser comemorado anualmente, no dia oito de dezembro. A iniciativa foi bem recebida e aprovada na primeira discussão, com maioria simples, passando à próxima votação.

Foto: Câmara de Itabira

Projeto de Resolução autorizou a transferência de bens à Prefeitura Municipal. Os itens são repassados pelo Poder Executivo e, por força de lei, devem ser devolvidos para destinação correta. Os Relatórios Contábeis de novembro e dezembro de 2024 foram alvo do vereador Luiz Carlos de Souza, “Luiz de Ipoema”, que solicitou pedido para vista, adiando a pauta.

Em segunda votação, voltou ao plenário a criação do Programa Talentos da Terra, do vereador Bernardo de Souza Rosa. O texto visa o incentivo e apoio ao desenvolvimento de talentos locais, promovendo a valorização de jovens e artistas da cidade. A proposta foi aprovada por maioria simples, e seguirá para a próxima segunda discussão legislativa.

Presidente Carlin Sacolão Filho. Foto: Câmara de Itabira

Na sessão, o vereador Ronaldo Sena “Capoeira”, solicitou Moção de Aplausos ao Grupo Anjos do Asfalto, reconhecendo o trabalho voluntário e a dedicação do grupo na ajuda à população. Vários vereadores apresentaram indicações ao Poder Executivo, solicitando melhorias e ações em diferentes áreas. Dentre as indicações, destacam-se as seguintes:

  • Ronaldo Capoeira solicitou iluminação pública, revitalização de fontes públicas, asfaltamento de ruas, e instalação de pontos de ônibus em bairros como Bela Vista e São Pedro. Pediu ainda a ampliação do quadro de professores especializados em braile na rede municipal, e a construção de um heliponto.
  • Reinaldo Soares de Lacerda propôs o estudo técnico e a execução do projeto para a retirada das linhas férreas que cruzam o perímetro urbano de Itabira, visando a construção de uma nova avenida ligando os bairros Campestre e Praia. Também indicou reformas em campos de futebol (Santa Ruth) e melhorias no abastecimento de água, com a construção de poços artesianos.
  • Luiz de Ipoema destacou a preservação do patrimônio histórico, sugerindo a realocação da casa da artista “Elke Maravilha”, na comunidade de Cubango. Além disso, indicou melhorias na sinalização viária, recuperação asfáltica e a iluminação pública em áreas como o povoado Angico e o bairro Conceição de Baixo.
  • Cidnei Camilo “Didi do Caldo de Cana” solicitou a construção de um ponto de ônibus no bairro São Marcos, e uma academia ao ar livre no bairro Panorama.
  • Júber Madeira indicou a reforma da quadra de esportes do bairro Chacrinha, localizada na rua Três Irmãos.
  • Hudson Junio “Yuyu da Pedreira” propôs o calçamento de pontos de ônibus no seu bairro, além da instalação de abrigos nos pontos de ônibus da Vargem. A iniciativa visa melhorar a infraestrutura do transporte público, proporcionando mais conforto e segurança aos usuários.
  • Elias Lima sugeriu a substituição das lâmpadas nos bairros Bela Vista, Campestre e Penha, visando melhorar a iluminação pública e, consequentemente, a segurança pública nestes locais.

Reportagem: Euclides Éder

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.