Audiência Pública debate desafios do TEA. Itabira terá aporte R$ 200 mil
Fonte: Câmara de Itabira
Na quinta-feira (27), a Câmara de Itabira realizou Audiência Pública para discutir os desafios e perspectivas para o apoio a pessoas com o Transtorno do Espectro Autista (TEA). A sessão foi proposta pelo vereador Bernardo de Souza Rosa, visando sensibilizar a sociedade sobre a necessidade de alinhar meios e estratégias, para garantir a inclusão efetiva. No evento, foi anunciado recurso via emenda parlamentar de R$ 200 mil.
Fonte: Câmara de Itabira
Na mesa de debates, Renato Ângelo Salvador Ferreira, promotor de justiça que representou o Ministério Público do Estado de Minas Gerais (MPMG); Amanda Teixeira, advogada especialista em direito do autista e presidente da Associação de Mães, Pais e Amigos de Autistas (AMA); e as secretárias municipais, Fabiana Machado (Saúde), Edna de Carvalho Silva (Educação), e Nélia Cunha (Assistência Social).
Fonte: Câmara de Itabira
“A verdadeira inclusão só será alcançada quando todos tiverem acesso às mesmas oportunidades e respeito. Estamos aqui para discutir como podemos criar, ambiente mais inclusivo para as pessoas com o TEA, e a presença de todos é essencial para podermos avançar nas políticas públicas e no apoio necessário as pessoas”, declarou Bernardo Rosa, autor do requerimento da Audiência Pública.
Fonte: Câmara de Itabira
Como destaque, o deputado estadual Lucas Lasmar, presente ao evento, que anunciou repasse dos recursos para Itabira, destinado ao apoio de ações voltadas para a inclusão e o atendimento especializado. “Será contribuição importante para avanço em políticas públicas voltadas para a inclusão das pessoas com TEA. Sei da importância desse tema e, por isso, estou comprometido em destinar recursos,” destacou o parlamentar.
Lucas Lasmar. Fonte: Câmara de Itabira
“A ideia é garantir que nossas crianças e jovens com autismo, tenham acesso aos cuidados e oportunidades de que precisam para se desenvolver. Continuarei trabalhando para que cada vez mais iniciativas de inclusão como esta sejam realizadas no município,” acrescenta Lucas Lasmar. Renato Ângelo, em seu pronunciamento, ressaltou o papel da legislação e a responsabilidade das instituições na promoção à inclusão.
Fonte: Câmara de Itabira
Amanda Teixeira mostrou a necessidade do enfoque integral neste apoio. Incluindo o acesso à educação, suporte especializado e ambiente social adequado, que promova o respeito. Fabiana Machado destacou políticas de saúde pública voltadas para a pessoa com o TEA. Ela apresentou programas que buscam oferecer atendimento especializado, e sensibilidade no acolhimento aos autistas e de suas famílias.
Nélia Cunha. Fonte: Câmara de Itabira
Edna de Carvalho Silva mencionou as iniciativas da sua pasta, para garantir que as escolas municipais sejam preparadas para receber, e atender adequadamente os alunos com autismo. Nélia Cunha falou no evento sobre a importância da integração entre as secretarias, para a criação da rede de apoio efetivo. O evento reforçou a conscientização da sociedade sobre a importância deste trabalho coletivo.
Fonte: Câmara de Itabira
A finalidade foi garantir que as pessoas com autismo tenham as mesmas oportunidades de desenvolvimento e convivência social. A Audiência Pública foi ferramenta para apresentar novas perspectivas e desafios, que ainda precisam ser enfrentados, permitindo a vivência com dignidade, alcançando o seu pleno potencial. O encontro foi encerrado com o compromisso de todos em trabalhar pelo futuro mais inclusivo.
Reportagem: Euclides Éder