Prefeitura de Itabira abre inscrições para novo mutirão de castração animal
Fonte: Reprodução Prefeitura de Itabira
A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) iniciou o cadastro de animais domésticos para o primeiro mutirão de castração, em 2025. As inscrições podem ser feitas até o dia 30 de abril. Os tutores interessados podem inscrever cães e gatos, clicando aqui. A castração é procedimento cirúrgico simples, feito em pets para que não se reproduzam. Além disso, traz inúmeros benefícios para a saúde animal. A esterilização é oferecida gratuitamente pela Prefeitura de Itabira. O animal castrado também receberá chip e tatuagem na orelha para facilitar a identificação. O mutirão dá continuidade à política de saúde pública e proteção animal.
Fonte: Reprodução Prefeitura de Itabira
Em 2024, mais de 800 animais foram beneficiados com o procedimento. A intervenção não muda o comportamento do pet, que continua a brincar, correr e interagir normalmente com as pessoas. O tempo médio de recuperação é rápido e, em poucos dias, os animais devem estar totalmente recuperados. Para o procedimento nos distritos, não será necessário fazer inscrição, basta levar cão ou gato nos dias determinados, seguindo as orientações da SMS. Em Senhora do Carmo ocorre dia 31 de maio, entre 7h e 12h no Centro de Tradições. Em Ipoema, será dia primeiro de junho, de 7h às 12h, na quadra poliesportiva do distrito.
Fonte: Reprodução Prefeitura de Itabira
Animais das raças: buldogue, buldogue francês, pug, shih tzu, lhasa apso, bóxer, pequinês, spitz alemão (braquiocefálicos), dentre outros, não devem ser castrados. Essas raças podem apresentar dificuldades respiratórias e cardiopatias congênitas. A recomendação é não castrar animais desnutridos, obesos ou doentes. O Cadastro de Pessoa Física (CPF) do tutor deverá ser apresentado na hora da confirmação do procedimento. O responsável acompanhante do pet da data da cirurgia deverá ser maior de 18 anos, e o acompanhar até o final da intervenção. São feitas indicações diferentes entre os animais.
Fonte: Reprodução Prefeitura de Itabira
Para gatos, deve-se retirar a alimentação às 23h da data anterior e hidratação 4h da manhã, além de mantê-los presos. No caso de cães, retirar a comida às 5h da manhã do dia marcado, e a água às 7h da manhã, além de manter presos. “Os animais que não fizerem jejum não serão castrados, sob o risco de óbito. O banho, mesmo que em casa, um dia antes da cirurgia, não deve ocorrer. Os pets devem ser transportados em recipiente apropriado, conforme o peso. No caso de cachorro, deve-se avaliar o uso de guia e focinheira, se necessário,” afirma a SMS, em comunicado.
Reportagem: Euclides Éder
Quero castrar minha cachorrinha ,ela é uma pinsher1, perdi a outra data de castração. Quando abrirem uma nova ,avisem por gentileza.