Rádio Itabira

Transmissão ao vivo, notícias locais, agenda cultural, programação musical e informações institucionais.

Médicos Jamille Sales e Rodrigo Lovati. Foto: FSFX

Nesta segunda-feira (7) é celebrado o Dia Mundial da Saúde, data destinada a conscientizar a população sobre a importância do bem-estar e da qualidade de vida. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), saúde é o estado de completo bem-estar, considerando físico, mental e social. Para esclarecer esse conceito e destacar os cuidados essenciais que devemos adotar, Rodrigo Lovatti o médico gastroenterologista e hepatologista, e Jamille Salles, cardiologista, médica da família e comunidade, ambos do Hospital Márcio Cunha administrado pela Fundação São Francisco Xavier (FSFX), compartilham reflexões valiosas sobre o tema. Segundo a OMS, praticar atividades físicas regularmente é fundamental para prevenir e tratar doenças como infarto, hipertensão, diabetes e outras.

“Um conceito muito bem definido pela OMS é que a saúde é um completo bem-estar físico, mental e social, além da ausência de doenças. A melhor forma de cuidarmos bem da nossa saúde é dormindo bem, se alimentando bem, tendo um bom círculo de amizades, fazendo exercícios físicos, tendo uma boa qualidade de vida. Saúde é um conceito muito amplo”, afirma Rodrigo Lovatti. “Eu, como cardiologista, não posso deixar de recomendar a atividade física, principalmente supervisionada, após a realização de exames, aliada a uma dieta saudável. São a base para qualquer pessoa ter saúde, independente da presença de doenças ou não, importante para vivermos em harmonia e, consequentemente, ter uma vida saudável,” acrescenta a especialista Jamille Salles.

A OMS recomenda, ainda, que adultos façam atividade física moderada de 150 a 300min, ou de 75 a 150min de atividade física intensa, por semana, quando não houver contraindicação. Para pessoas sedentárias a orientação médica é incluir a atividade física na rotina gradualmente. O Dia Mundial da Saúde é uma data importante para a reflexão sobre a adoção de hábitos e de cuidados que proporcionem saúde e qualidade de vida à população. Manter o acompanhamento clínico regular, fazer atividades físicas com frequência, ter uma alimentação equilibrada e tratar doenças crônicas são ações importantes para evitar o surgimento ou mesmo o agravamento de problemas de saúde. As doenças mais prevalentes são: hipertensão, diabetes, colesterol alto e síndrome metabólica.

Essas condições aumentam os riscos de doenças cardiovasculares, como infarto e Acidente Vascular Celebra (AVC), responsáveis por grande parte das mortes no país. Já o gastroenterologista Dr. Rodrigo Lovatti chama a atenção para o câncer de intestino, que é uma das principais causas de morte por câncer no Brasil. Ele também destaca a preocupação com o sobrepeso e a obesidade, que afetam cerca de 66% da população brasileira e estão diretamente relacionados a problemas cardiovasculares. Para finalizar, Dr Rodrigo Lovatti ressalta que uma dieta saudável, acompanhada da prática de atividade física, principalmente supervisionada, assim como ter um bom círculo de relacionamentos, dormir bem, uma rotina espiritual ajustada, são princípios fundamentais para a vida plena.

Reportagem: Euclides Éder

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.