Rádio Itabira

Transmissão ao vivo, notícias locais, agenda cultural, programação musical e informações institucionais.

Nesta quarta-feira (9), 18h30, ocorre assembleia de eleição da Comissão de Pessoas Atingidas do Sistema Pontal. Uma organização da sociedade civil, dos bairros afetados por obras de descaracterização e descomissionamento nos bairros Bela Vista, Nova Vista, Jardim das Oliveiras e Praia. A Comissão surge como uma demanda dos moradores por ter suas vozes amplificadas em diálogos e tomadas de decisões que dizem respeito ao processo de reparação pelos danos causados, no âmbito da Ação Civil Pública, movida pelo Ministério Público do Estado de Minas Gerais (MPMG).

Qualquer pessoa que tenha a partir de 16 anos e seja morador ou moradora de um dos bairros citados poderá se candidatar a membro e/ou votar. A Comissão vem como demanda das comunidades atingidas por representatividade e possibilidade de sentar às mesas de negociação em seu próprio processo de reparação, escolhendo representantes capazes de conversar de igual para igual com os atores envolvidos nos processos. A ideia é que a Comissão se torne uma porta-voz das comunidades impactadas. Para capacitação na luta pela garantia dos direitos de reparação.

A finalidade é garantir que a comunidade seja ouvida nas tomadas de decisões no território, acompanhar e cobrar os processos de reparação, participando de reuniões, tirando dúvidas, questionando prazos, denunciando injustiças e defendendo os interesses coletivos. Para fortalecer as comunidades atingidas, é necessário resistir de maneira organizada a inverdades, campanhas de desinformação e até ameaças. A Comissão precisa nascer da escuta, confiança e reconhecimento que a comunidade tem através de suas lideranças.

Os candidatos precisam ser comprometidos com o bem comum, e abertos ao diálogo com vizinhos. A participação é voluntária. A reunião será na rua Joaquim Valadares, 350, Bela Vista. Para se candidatar, será necessário apresentar documento com foto e comprovante de endereço. “Se você mora em uma área atingida, entenda, participe e fortaleça sua comunidade. Uma Comissão organizada é sinônimo de mais força, direitos e justiça,” cita Tatiana Linhares, analista de comunicação da Assessoria Técnica Independente da Fundação Israel Pinheiro (ATI/FIP).

Reportagem: Euclides Éder

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.