Rádio Itabira

Transmissão ao vivo, notícias locais, agenda cultural, programação musical e informações institucionais.

Alunos da FIDE no plenário. Fonte: Câmara de Itabira

A Câmara Municipal realizou, nesta terça-feira (15), a 11ª reunião ordinária do ano. Além da discussão da pauta, requerimentos e indicações ao Poder Executivo, houve a visita guiada de estudantes da turma do 4º ano da Fundação Itabirana Difusora do Ensino (FIDE). Com perguntas criativas, chamaram a atenção dos parlamentares. Caso da vereadora Dulce Citi. “Foram perguntas simples, mas que mostram o interesse pelo Poder Legislativo. Uma das crianças me perguntou: posso fazer um Projeto de Lei?”, afirmou em entrevista para a rádio Itabira, nesta quarta-feira (16).

Fonte: Câmara de Itabira

A ideia de apresentar o funcionamento da Câmara de Itabira para crianças e adolescentes pretende despertar o interesse pela participação cidadã e o exercício da democracia. Para tal, a Casa Legislativa conta com a Escola do Legislativo Professor Paulo Neves. Ainda durante a visita, os alunos conheceram as dependências do plenário, participaram de dinâmicas educativas, conversaram com vereadores e servidores, além de observar a importância do Hino Nacional Brasileiro, antes de começar a sessão. Ao final, a reunião teve que ser encerrada, por falta de quórum.

Fonte: Câmara de Itabira

Entre as discussões, a aprovação da matéria em primeira votação, denominando a Unidade Básica de Saúde (UBS) no loteamento Residencial Pedras do Valle, como Sebastião Vieira Pascoal “Tião”, homenageando o ex-líder comunitário do bairro Fênix, defensor das causas sociais. Também foi aprovada a criação de vagas de estacionamento para pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), do vereador Ronaldo Meireles de Sena “Capoeira”. A matéria que propõe a regulamentação do couvert artístico do vereador Carlos Henrique de Oliveira teve substitutivo aprovado.

Fonte: Câmara de Itabira

Proposta de Ronaldo Capoeira solicitando ao município instituir a Semana Municipal de Orientação sobre a Síndrome de Down, com palestras, seminários, orientações e participação de entidades ligadas ao tema, para promover conscientização e inclusão, foi aprovada. Proposta do vereador Bernardo de Souza Rosa, declara as práticas carnavalescas como patrimônio cultural imaterial de Itabira. Segundo o autor, uma forma de assegurar a valorização da cultura momesca em Itabira, atividade que alcançou grande presença do público local, assim como de turistas.

Fonte: Câmara de Itabira

Em segunda discussão, foi aprovado o texto da vereadora Jordana Madeira Dias, sobre a reserva de leitos prioritários para mães de natimorto (feto que falece ainda no útero da mãe). Marcos Antônio Ferreira da Silva “da Saúde” obteve parecer favorável à matéria, que propõe mecanismos de cumprimento da Lei Orgânica da Saúde, em Itabira. Foi aprovada também a criação do “Dia Municipal da Cavalgada da Mulher,” de Dulce Citi Oliveira. Marcelino Freitas Guedes comemorou a atualização das formas de pagamentos de tributos públicos, autorização de pagamentos em meio digital.

Reportagem: Euclides Éder

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.