Rádio Itabira

Transmissão ao vivo, notícias locais, agenda cultural, programação musical e informações institucionais.

Fonte: Corpo de Bombeiros de Itabira

Nesta terça-feira (15), a Prefeitura Municipal de Itabira foi palco de simulado de emergência que envolveu a atuação conjunta do Corpo de Bombeiros Militar, Coordenadoria Municipal de Proteção de Defesa Civil (Compdec), brigadistas civis e servidores municipais. A atividade teve como objetivo principal treinar pessoas e aprimorar os protocolos de resposta a situações de risco, como incêndios em edificações públicas.

O exercício simulou incêndio no terceiro andar do prédio, com a presença de uma vítima fictícia, resgatada com sucesso pelos brigadistas orgânicos (Bombeiros Civis). Paralelamente, foi realizada a evacuação de todos os ocupantes do edifício, de forma organizada e sem pânico. Os funcionários seguiram as orientações da brigada interna, saindo em fila e se posicionando em uma área segura, previamente determinada.

Viatura com equipamento de combate às chamas do Corpo de Bombeiros Militar foi acionada pela Central de Operações da instituição, e se deslocou até o local em apenas seis minutos, considerado ótimo tempo de resposta. Os militares, portando Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) específicos para combater incêndios, além de Equipamentos de Proteção Respiratória (EPRs), iniciaram a montagem da operacão.

Foram utilizadas: três mangueiras, uma de 2,5 polegadas e duas de 1,5 polegada interligadas, divisor, com o esguicho posicionado diretamente no ponto crítico, no terceiro andar, na direção do fogo imaginário. O tempo total para a montagem da estrutura foi de sete minutos, dentro do padrão. Ao final da montagem, o consumo de ar nos cilindros de EPR foi de 100/bar (unidade de pressão) por militar, indicando o realismo de cenário.

Fonte: Corpo de Bombeiros de Itabira

O comandante do 6º Pelotão do Corpo de Bombeiros, instalado em Itabira, foi um dos coordenadores do exercício de simulado de emergência. Segundo o oficial, o trabalho da Corporação, refletiu com precisão situações que podem ocorrer na realidade. A atividade foi taxada como executada com sucesso, reforçando a importância da preparação contínua dos órgãos públicos para emergências.

“As equipes atuaram de forma integrada e eficiente, cumprindo todos os protocolos com excelência. Esse tipo de treinamento é fundamental para garantir uma resposta rápida e eficaz em casos reais”, destacou o tenente Jocélio Gonçalves de Souza. A coordenação do evento foi pelo Sistema de Comando de Operações (SCO), ferramenta essencial para o gerenciamento eficiente de ocorrências com múltiplas instituições.

Reportagem: Euclides Éder

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.