Rádio Itabira

Transmissão ao vivo, notícias locais, agenda cultural, programação musical e informações institucionais.

Cras Jardim das Oliveiras. Foto: Prefeitura de Itabira

Oito pré-conferências, que integram a Conferência Municipal de Assistência Social de Itabira, têm cronograma definido. A primeira reunião será nesta quarta-feira (23), às 9h na Associação Comunitária do bairro Chapada, atendendo também moradores do Boa Esperança. Na quinta-feira (24), 19h, Ipoema recebe o evento na sede da administração distrital. Na próxima semana, será a vez de Senhora do Carmo receber a iniciativa na terça-feira (29), 9h, no Centro de Tradições. Na mesma data, 14h será no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) II no bairro Jardim das Oliveiras.

Cras Gabiroba. Fonte: Prefeitura de Itabira

As pré-conferências que irão elencar delegados para a Conferência propriamente, além de eleger demandas nos eixos temáticos, terão prosseguimento dia 30 de abril no Cras III, no bairro Pedreira do Instituto, a partir das 8h. Em maio, o dia cinco foi reservado para o evento no Centro Comunitário da Igreja São João Batista (rua Humberto Campos, 462, bairro João XXIII), às 18h. No dia sete de maio, às 8h30 ocorre no Cras IV do bairro Gabiroba; e na mesma data, às 18h no Cras V – Central. Todas as pessoas podem participar, independentemente se são ou não usuários do Sistema Único de Assistência Social (SUAS).

Cras Central que atende a zona rural com equipes volantes

Os eventos integram a 14ª Conferência Nacional de Assistência Social, e depois da fase no âmbito municipal, será ao nível regional e estadual. A ideia é obter da população sugestões que, ao final, podem se tornar projetos voltados para políticas públicas neste segmento. Em Itabira, a organização é através do Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS), através da Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS). “Além da questão técnica, que é muito importante, vamos ouvir também os usuários”, convida o vice-presidente do colegiado, João Victor Lacerda, servidor de carreira da SMAS.

Foto: Reprodução/Prefeitura de Itabira

Cinco eixos temáticos pré-definidos serão abordados durante os eventos, que antecedem a Conferência Municipal programada para o dia quatro de junho, com o tema: “20 anos dos SUAS, construção, proteção social e resistência”. Para saber mais, acesse a rede social da SMAS, clicando aqui. “O objetivo é levantar o que a população está dizendo sobre as políticas públicas, na Conferência ter ela mais formada, para já formular ideias concretas para a cidade, além de levar em outros graus”, finaliza João Victor, psicólogo do Centro de Referência Especializada de Assistência Social (Creas).

Reportagem: Euclides Éder

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.