Escritor e gestor cultural, Marcos Alcântara se reúne com secretário de cidade Fluminense
Marcos Alcântara e André Morais. Crédito: Instituto Alcântara
São Fidélis (RJ) tem população estimada em 40 mil habitantes
Durante a tradicional festa da cidade de São Fidélis (RJ), o escritor e gestor cultural Marcos Alcântara se encontrou com o secretário de Cultura e Turismo do município localizado no Estado do Rio de Janeiro, microrregião de Campos dos Goytacazes, no Norte Fluminense, André Morais. Os dois personagens viveram momentos de diálogo sobre cultura, literatura e desenvolvimento criativo, como fomento econômico.
A conversa abordou temas como a Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), a continuidade e fortalecimento da Lei Rouanet, o papel dos eventos culturais como estratégia de diversificação econômica e a criação de corpos estáveis (grupos permanentes de teatro, dança e música) para fomentar a produção artística e ampliar oportunidades para a cultura. Marcos Alcântara presenteou o secretário com exemplar do seu livro.
“É essencial que os equipamentos públicos de cultura estejam abastecidos com obras que estimulem o pensamento crítico, sensibilidade e pertencimento. Cultura é bem comum, e fortalecê-la é investir no futuro”, afirmou Marcos Alcântara. André Morais destacou a relevância do gesto e a importância de construir políticas públicas alinhadas com a valorização da cultura local, e estímulo a novos leitores e criadores de conteúdo.
Exemplares desta mesma obra, “Um Minuto de Atenção por Favor”, também foram doados a biblioteca municipal Corina Peixoto, assim como o seu novo livro intitulado “Relicário”, além de duas obras fundamentais sobre Itabira e o poeta maior Carlos Drummond de Andrade: “Canto Mineral”, com ilustrações de Carlos Bracher, e “A Concessão Itabira Iron”, de Clodomiro de Oliveira.
Reportagem: Euclides Éder