Rádio Itabira

Transmissão ao vivo, notícias locais, agenda cultural, programação musical e informações institucionais.

Fonte: CMSGRA

Aconteceu nesta terça-feira (22), a 7ª reunião ordinária de 2025, do Poder Legislativo São-gonçalense. O encontro tem a transmissão disponível no canal do Youtube da Câmara Municipal de São Gonçalo do Rio Abaixo, clique aqui e assista. O evento legislativo contou com quórum completo, com todos os vereadores presentes. Após a leitura da ata da sessão anterior, tive início o uso da Tribuna, por quatro dos nove vereadores: Diego Ribeiro, Marlon Tulio, Edirlei Júnior “Juninho de Edirlei” e Marcos Antônio “Kito Bicalho”.

Entre os destaques, a Cavalgada Municipal, a realização de palestras no Poder Legislativo para a conscientização à Segurança do Trabalho e sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA), além de pedidos de apoio para a votação de indicações apresentadas pelos legisladores. Foram aprovadas 73 indicações, votadas de maneira conjunta e em bloco. Entre as solicitações, limpeza nos bairros e comunidades, construções de praças, de muros de contenção, e iluminação pública, dentre muitos outros temas considerados relevantes.

Para conferir na íntegra a relação das indicações, clique aqui. As três matérias aprovadas foram dois Projetos de Lei e um de Resolução. Os projetos aprovados são: Projeto de Lei que denomina a Escola Municipal de Tempo Integral na comunidade de Santa Rita de Pacas, como “Maria Eunice Moreira Bicalho”, popularmente conhecida como Nicinha, como forma de homenagem à ex-profissional de ensino do município. A autoria foi do vereador Marcos Antônio Bicalho “Kito”.

Outro texto autorizou a abertura de créditos especiais, pauta do Poder Executivo Municipal. “O Projeto de Lei visa a abertura de crédito especial para atender despesas com serviços médicos. Devido a uma consulta no Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCE-MG), determinando que todas as despesas com médicos contratados sejam consideradas despesas de pessoal, e não mais prestação de serviços, sendo assim necessário alterar a dotação orçamentária, onde são realizadas essas despesas,” foi a justificativa da matéria.

Projeto de Resolução concede Título de Honra ao Mérito à estudante Marcela Vitória Gomes de Souza. A jovem são-gonçalense conquistou o título de campeã mineira de judô, e pelo terceiro lugar no Campeonato Brasileiro da modalidade, em competição realizada na Bahia. A indicação foi do vereador Flávio Silva “Flavinho Terra Branca”. Segundo o autor, a homenagem reconhece e valoriza as iniciativas que promovem o esporte e o desenvolvimento da cidade. A entrega do título será em reunião solene da Câmara Municipal.

Reportagem: Euclides Éder

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.