Cemig reduz ocorrências na rede e melhora a qualidade do serviço na sua área de concessão
Crédito: Divulgação/Cemig
A Cemig encerrou o período chuvoso 2024/25 reduzindo em 13% o número de interrupções de energia em áreas rurais e em 12% as ocorrências em áreas urbanas, comparado ao período homólogo. A melhoria no tempo de restabelecimento da energia foi ainda mais relevante, com 17% de redução no tempo médio que cada cliente ficou sem energia. O resultado foi alcançado em virtude do plano de investimentos realizado pela Cemig em 2024, visando aumentar a resiliência do sistema de distribuição nos 774 municípios de sua área de concessão.
No ano passado, o programa de investimentos em obras e manutenções totalizou R$ 4,4 bilhões, maior valor da história da Cemig aplicado no segmento de Distribuição. Entre os principais marcos, destaca-se a construção de 1.100 km de linhas de alta tensão, nove mil km de redes de média tensão e a entrega de 31 subestações em todas as regiões do estado, além da poda de mais de 740 mil árvores e inspeção de mais de 140 mil km de redes de distribuição. O Programa Cemig Agro busca melhorar o atendimento e o fornecimento de energia para produtores em todo o Estado.
Crédito: Divulgação/Cemig
São bases localizadas em regiões com grande demanda rural, vêm para reduzir significativamente o tempo de atendimento a ocorrências emergenciais e os períodos de interrupção de energia, para evitar prejuízos a setores mais dependentes da energia elétrica. “Isso reflete diretamente na redução de interrupções e do tempo de restabelecimento durante o período chuvoso. Essa estratégia reforça nosso compromisso com a qualidade do fornecimento e a segurança dos clientes”, destaca o superintendente de Operação da Cemig, Alisson Chagas.
Durante o período chuvoso, a Cemig conta com um esquema especial para garantir o fornecimento de energia. A companhia possui 493 bases operacionais distribuídas em Minas Gerais. A Cemig mantém um contingente de 2.800 colaboradores em dias secos, número que aumenta para entre 3.300 e 3.500 nos dias de chuva. Já em períodos críticos, com grande impacto no sistema elétrico, a empresa pode mobilizar mais de 8 mil colaboradores, priorizando o restabelecimento da energia e suspendendo atividades programadas, como serviços comerciais e obras.
Crédito: Divulgação/Cemig
“Essa estratégia demonstra a preparação da empresa para atender à alta demanda em momentos de crise, garantindo o fornecimento de energia para seus clientes. A Cemig está preparada para enfrentar os desafios do período chuvoso, ampliando significativamente sua equipe de campo e mobilizando tecnologias essenciais para garantir o fornecimento de energia. Nossa prioridade é restaurar o serviço com segurança e rapidez, minimizando os impactos das ocorrências no sistema de distribuição”, explica o superintendente de Operação da Cemig.
Para 2025, a Cemig Distribuição anunciou um investimento recorde de R$ 5,2 bilhões voltados para ampliação, modernização e fortalecimento da confiabilidade da rede. Entre as principais entregas, está a construção de 679 km de novas linhas de distribuição de alta tensão e 29 novos empreendimentos em subestações, que irão aumentar de forma significativa a capacidade e a robustez do sistema elétrico. O programa Minas Trifásico continuará como pilar do investimento, com a implantação de mais sete mil quilômetros de redes trifásicas, beneficiando especialmente áreas rurais.
Crédito: Divulgação/Cemig
No eixo da digitalização, a modernização da rede será acelerada pela instalação de 1.200 religadores automáticos e 310 mil medidores inteligentes. “Esses equipamentos permitirão maior automação da operação, redução do tempo de resposta a falhas e uma gestão mais eficiente do consumo pelos próprios clientes”, detalha Alisson Chagas. Ainda na esteira da digitalização das redes e da operação, a Cemig está implantando o sistema Advanced Distribution Management System (ADMS), que proporciona controle avançado e em tempo real da rede de distribuição.
“Esse sistema operacional é essencial para operar um sistema elétrico com alta penetração de energias intermitentes, como a solar, em nosso estado. Na área de concessão da Cemig, temos mais de quatro GW de potência instalada de geração distribuída, principalmente no Norte de Minas Gerais”, afirma o superintendente de Operação da Cemig, Alisson Chagas. Também estão previstas mais de 20 mil obras para atender ao crescimento do mercado, incluindo novas ligações e reforços na rede existente, acompanhando a expansão urbana e industrial de Minas Gerais.
Reportagem: Euclides Éder