Arnaldo Ribeiro toma posse como presidente da Acita, triênio 2025/2027
Grande personalidades prestigiaram o evento. Crédito: Aline Ferreira
Em solenidade realizada nesta quarta-feira (30) o empresário Arnaldo Ribeiro foi empossado presidente da Associação Comercial, Industrial, de Serviços e Agropecuária de Itabira (Acita), entidade que em 2025 comemora cem anos de atuação. Arnaldo foi eleito por aclamação dia nove de abril, e acumula três mandatos como vice-presidente, com a bagagem de ser associado há 12 anos. Ele substitui Cássia Nunes, que continua no corpo diretivo, como vice-presidente. Além de Arnaldo Ribeiro, tomaram posse para o triênio 2025/2027, membros da diretoria-executiva e geral, além das conselheiras fiscais. Entre as autoridades que prestigiaram o vice-prefeito de Itabira, Marco Antônio Gomes; o secretário de desenvolvimento econômico, Leonardo Guerra; Patrícia de Freitas, presidente da 52ª subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Rafael Bonifácio do Sebrae-MG; José Sueli Ferreira do Sicoob Credimepi; Evando Avelar, presidente do Sindicato Rural; David Linhares, presidente da Associação Comercial de Monlevade; e Uilton Pantuza, presidente da Associação Comercial de São Domingos do Prata e representante da Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado de Minas Gerais (Federaminas).
Arnaldo Ribeiro, Leonardo Guerra e Marco Gomes. Crédito: Aline Ferreira
Logo no início do evento, o presidente da Federaminas, Valmir Rodrigues, destacou o protagonismo da Acita, ao liderar movimentos fundamentais no desenvolvimento regional, como a Agência de Inovação de Desenvolvimento Sustentável do Médio Piracicaba (Agir), mobilização para duplicação da BR-381 e alternativas à dependência do segmento extrativo mineral. “Sei que a Acita está em boas mãos com Arnaldo Ribeiro, dando prosseguimento às demandas importantes,” disse. Ex-presidentes da Associação Comercial de Itabira prestigiaram a posse: Márcio Labruna, Sérgio Amaral, Marco Aurélio Matos, Eugênio Muller, José Antônio Lopes e Maria Aparecida de Albuquerque Bueno “Cidinha”. “Este é um momento de alegria e de imensa responsabilidade. Minha trajetória empresarial está diretamente ligada à história da Fermag, uma empresa que ajudamos a construir com muito esforço e dedicação e, sobretudo, fé. Desde cedo aprendi o valor do associativismo, porque o sucesso não se constrói isoladamente, juntos somos mais fortes. Neste ano de centenário, tenho certeza do apoio de uma diretoria atuante, com consciência de gerar emprego e renda”, disse o novo presidente da Acita, em seu discurso de posse.
Nova Diretoria triênio 2025/2027. Crédito: Aline Ferreira
Cássia Menezes, afirmou que a data foi especial, pelo fim do ciclo de trabalho, aprendizado e crescimento. “Iniciamos com orgulho as comemorações dos cem anos da Acita, construídos em gerações com coração, visão e espírito associativista”, destacou. O secretário de desenvolvimento econômico de Itabira, Leonardo Guerra, trouxe dados que mostram a evolução da cidade, através dos empreendedores. “Em 2011, o ramo de mineração absorvia 33% da mão de obra local, e em 2024, são 13%, segundo o Ministério do Trabalho. O emprego formal ter se mantido em 34%, mostra que a cidade está se modelando e reinventando, através dos empresários”, comemora. O vice-prefeito Marco Gomes mostrou que esta evolução, pelas mãos dos empresários, garante vagas no mercado de trabalho e a geração de tributos, convertidos em infraestrutura. “Desde 1925, a Acita se fortalece como entidade de classe a cada ano. Estamos no momento decisivo, o “Itabira Sustentável”, com 61 projetos divididos em 15 eixos, e não vamos conseguir fazer isso sozinhos. Precisamos dos empresários para fortalecer cada vez mais a economia e a manutenção de postos de trabalho”, conclui o represente da Prefeitura Municipal.
Reportagem: Euclides Éder