Vale: Programa Jovem Aprendiz oferece vagas em Itabira. Inscrições até dois de junho
Fonte: Reprodução/Vale
As inscrições para o Programa Jovem Aprendiz da Vale estão abertas até o dia dois de junho. São oportunidades em Itabira, com aproximadamente 400 vagas em Minas Gerais, no total de 700 em todo o país. Uma das portas de entrada para a Vale, a plataforma oferece aprendizagem prática e teórica em diversas áreas em parceria com instituições de ensino. O objetivo é propiciar uma rotina que conjugue experiência prática e troca de conhecimento em um ambiente colaborativo e propício para o crescimento profissional dos participantes.
Crédito: Marcelo Coelho. Fonte: Reprodução/Vale
Os jovens interessados podem ver a distribuição das vagas por município e se inscrever clicando aqui. No Estado, além de Itabira, as oportunidades foram abertas também nas cidades de Barão de Cocais, Belo Horizonte, Congonhas, Conselheiro Pena, Governador Valadares, Itabirito, Mariana, Nova Era, Nova Lima, Ouro Preto, Rio Piracicaba e São Gonçalo do Rio Abaixo. Para se candidatar, é preciso ter entre 18 e 21 anos e 11 meses na data de admissão e ter cursado ensino médio completo. No caso de pessoas com deficiência, não há limite de idade para se inscrever.
Crédito: Ricardo Teles. Fonte: Reprodução/Vale
O programa terá a duração de até dois anos, segundo a formação, e os candidatos devem residir na localidade da vaga escolhida. É necessário ter disponibilidade para atuar em jornada de quatro, seis ou oito horas diárias, conforme a proposta. Os candidatos também precisam estar com a vacina da febre-amarela em dia. Conforme a gerente geral de Capacitação Técnica, Cinara Uliana, a mineradora está comprometida em oferecer ambiente seguro, colaborativo, inclusivo, e valoriza a aprendizagem contínua para seus empregados.
Fonte: Reprodução/Vale
“Investimos em iniciativas que promovem o desenvolvimento das pessoas, não apenas para fortalecer suas carreiras, mas também para gerar impacto positivo em suas vidas e na sociedade. Com o Programa Jovem Aprendiz, abrimos as portas para que pessoas de até 21 anos tenham a oportunidade de iniciar sua vida profissional em um ambiente que possibilita experiência prática e constante troca de conhecimento para crescer e evoluir”, explica Cinara Uliana, colaboradora da mineradora. Quem participou da seleção sugere a satisfação pela oportunidade alcançada.
Fonte: Reprodução/Vale
“Participar foi uma experiência enriquecedora e transformadora. Pude aprender na prática como funciona o dia a dia da empresa, conheci pessoas incríveis que me ensinaram com paciência e ajudaram a crescer profissional e pessoalmente. Esse contato ampliou minha visão de futuro, fortaleceu minha responsabilidade e despertou ainda mais o interesse pelo crescimento. Sem dúvidas, foi uma etapa fundamental para minha formação e para os próximos passos da minha carreira”, disse a técnica em mecânica, Duane Correia, funcionária da mineradora no Espírito Santo.
Duane Correia (ex- jovem aprendiz da Vale). Crédito: Vitor Lopes
Todas as etapas são eliminatórias e online, incluindo prova, dinâmica de grupo e avaliação psicológica. Os participantes que avançarem na seleção ainda participarão de painel virtual com gestores e, depois, de exames médicos e entrega de documentos. Os selecionados terão direito a salário com valor a partir de R$ 1.035, assistência médico-hospitalar, seguro de vida, transporte ou vale-transporte, programa de assistência e incentivo à atividade física. Os contratos que ofertarão a fase prática na empresa nesta etapa oferecem vale-alimentação e vale-refeição (quando aplicável).
Reportagem: Euclides Éder