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Foto: Arquivo

A recente operação da Polícia Federal que revelou uma das maiores fraudes já registradas no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), envolvendo descontos indevidos em benefícios de aposentados e pensionistas, acendeu alerta sobre a vulnerabilidade desse público diante de golpes. Cientes da necessidade de atualização de informações dos beneficiários, os golpistas costumam fazer abordagens por telefone, e-mail ou mensagem por celular para obter, indevidamente, dados pessoais.

Para alertar os alvos frequentes dos criminosos, a Serasa reúne dicas para proteger dados pessoais e evitar prejuízos financeiros. “Essas informações muitas vezes são acessadas ao entrar em contato com o próprio beneficiário, passando-se por um atendente de banco, por exemplo. Sem desconfiar, a vítima acaba cedendo dados importantes ao criminoso, que costuma coagir e explorar vulnerabilidades, exigindo dados ou depósitos urgentes”, explica Patrícia Camillo, gerente executiva de soluções da Serasa.

Além disso, há tentativa de convencer os aposentados a contratarem falsos empréstimos consignados ou mesmo adiantamento fictício do 13º salário. A atenção do beneficiário a contatos suspeitos e a conferência frequente do extrato de pagamento são as principais formas de se proteger. A executiva da Serasa reforça ações práticas para se prevenir. Uma delas aponta que todas as operações de atualização de dados no espaço “Meu INSS” na plataforma gov.br; e jamais compartilhar dados do cadastro e/ou senha.

É recomendado conferir mensalmente o extrato do seu benefício e ficar alerta a possíveis descontos; a biometria facial deve ser feita exclusivamente pelo aplicativo gov.br; mantenha seus dados de contato, como telefone, e-mail e endereço atualizados no Meu INSS ou pelo telefone 135. Não atenda solicitações de dados por e-mail, mensagem ou telefone. Não clique em links enviados por SMS e desconfie de mensagens não identificadas. O número do SMS usado pelo INSS para informar os cidadãos é 280-41.

Acesse o Meu INSS na plataforma gov.br para confirmar o contato ou a convocação. Use apenas os canais oficiais de atendimento para cumprir solicitações do INSS, seja para agendar um serviço ou para entregar algum documento. O INSS garante que nunca entra em contato direto com a pessoa para solicitar dados, nem pede o envio de fotos de documentos. Caso o consumidor já tenha sofrido a fraude, o importante registrá-lo o mais rápido possível: registre a ocorrência na Polícia, e reclame no telefone 135.

Reportagem: Euclides Éder

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