Alunos da educação infantil devem ser transferidos, em duas unidades
Foto: Arquivo
A Secretaria Municipal de Educação (SME) finalizou o planejamento de transferência dos alunos das creches Menino Jesus III (Santa Marta) e Menino Jesus IV (Praia). As instituições ora administradas pela Associação de Proteção à Infância “Nosso Lar”, que, em março deste ano, comunicou a descontinuidade do atendimento nessas creches, alegando impossibilidade de alcançar as adequações estruturais necessárias.
Foto: Reprodução/Prefeitura de Itabira
As mudanças foram informadas aos pais e familiares de alunos do Centro de Educação Infantil Menino Jesus IV, do bairro Praia, nesta quinta-feira (5). A SME ofereceu aos pais das crianças matriculadas a opção de transferirem para o Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Bom Pastor, no mesmo bairro, que teve a estrutura reformada e ampliada. A unidade tem capacidade para até 100 alunos a mais do que anteriormente.
Foto: Arquivo
A segunda opção é transferir os alunos para uma unidade administrada pelo Conselho Municipal do Bem Estar do Menor (Combem), na mesma região do bairro Praia, a partir do dia quatro de agosto, após o recesso escolar. Reunião semelhante ocorre sexta-feira (6), com pais e responsáveis de estudantes do CEI Menino Jesus IIII, no Santa Marta. Explicando a transferência das crianças para outra unidade, no mesmo bairro.
Funcionários das creches foram orientados. Foto: Reprodução/Prefeitura de Itabira
Há exemplo da situação anteriormente citada, a mudança ocorre em quatro de agosto, para outra Cmei do bairro. Os familiares dos alunos estão sendo orientados de que os estudantes de primeira infância seguem normalmente nas duas escolas até o próximo dia 18 de julho, quando se encerra o primeiro semestre letivo da Rede Municipal de Ensino. Cada uma das instituições atende, atualmente, cerca de 50 crianças.
Foto: Arquivo
“Não há perda de vagas, é exatamente o contrário. Estamos transferindo as crianças para estruturas mais amplas e com capacidade para aumentarmos o número de atendidos,” explicou a gestora da SME, Edna Carvalho. Também foi explicado aos funcionários das unidades que passam a não ter convênio ativo, e que desejarem seguir em atividade educacional, poderá ser absorvido pela nova gestão das creches.
Edna Carvalho se reunindo com os pais. Foto: reprodução/Prefeitura de Itabira
“Agradeço imensamente à Associação de Proteção à Infância ‘Nosso Lar’, pelo tempo de parceria até aqui, e por contribuir para o ensino de nossas crianças. Seguimos com a nossa estruturação e com muita determinação no nosso plano, de avançar com a educação em Itabira, sobretudo para alunos na primeira infância”, finaliza Edna Carvalho, na reunião com pais e responsáveis na unidade do bairro Praia.
Reportagem: Euclides Éder