Artigo de docente da Funcesi é publicado na Revista Eletrônica de Direito da UNIFOR-MG
Hugo Bretas. Crédito: TV Horizonte
A franquia “Avatar” serviu de inspiração para um artigo científico produzido pelo professor Hugo Bretas, do curso de Direito do Centro Universitário Funcesi. O advogado utilizou a ficção dirigida por James Cameron para desenvolver, ao lado da também professora Juliana Braga, a pesquisa “Direito, Cinema e Tecnologia: O épico filme ‘Avatar’, os direitos da personalidade, psicoses, transtornos e confusões mentais”. O artigo foi publicado na Revista Eletrônica de Direito do Centro Universitário de Formiga (UNIFOR-MG), classificada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) com avaliação máxima.
O objetivo foi demonstrar o quão convidativa e perigosa pode ser a aventura em universos paralelos, implicando em prejuízos irreparáveis à saúde mental e no esfriamento das relações. “A escolha se dá pelos dilemas éticos tratados e em virtude do fato de que a narrativa dos protagonistas está relacionada ao que vivemos. Isto é, tendo em vista as angústias vividas no mundo real, marcadas pelo esfriamento das relações humanas, o que foi impulsionado durante a pandemia. Somos convidados a migrar de universos e viver uma realidade idealista. Aliás, é isso que fazemos, por meio de jogos, aplicativos e navegações,” explica Hugo Bretas.
Crédito: Escritório Alves Machado e Bretas
O professor detalhou qual o propósito do projeto. “Em termos normativistas, este artigo clama por defesas existenciais, centralizadas na dignidade da pessoa humana, sempre preocupadas com a saúde mental e integridade psíquica, as quais podem ser atingidas quando ausente a racionalidade no manuseio das vivências virtuais. Nos sentimos inquietados, tendo em vista as lições éticas, especialmente no tocante aos limites morais dos relacionamentos interpessoais, entre tribos e civilizações típicas humanas. Além do dilema entre a proteção ambiental, choques culturais, ancestralidade versus interesses econômicos agressivos,” acrescenta.
Dono de vasto currículo, composto por importantes artigos e livros, Hugo Bretas leciona há mais de 13 anos no Centro Universitário. “A Funcesi, em toda a sua estrutura, sempre nos apoiou, sobretudo alimentando o desejo de aprimorar. Durante esse período, findei o doutorado e o pós-doutorado, amadurecendo para fins de publicação. O nosso aluno vivencia a nossa sede pelo amadurecimento, a partir das interfaces entre o plano de ensino e os nossos artigos. Além da sede de problematizar e construir estudos mais profundos, antenados com a jurisprudência, doutrinas modernas, exame da OAB e acontecimentos atuais”, finaliza o docente da Funcesi.
Reportagem: Euclides Éder