Rádio Itabira

Transmissão ao vivo, notícias locais, agenda cultural, programação musical e informações institucionais.

Mauro Ferreira (E) e Alamir Zeferino (D)). Foto: Divulgação/Coordenação do Grupo de Produtores

No dia 18 de junho, ao meio-dia, na sede do Sindicato Rural de Itabira, produtores de banana irão se reunir em Assembleia, para criar oficialmente a Associação do segmento. Atualmente, o grupo, sem pessoa jurídica, reúne as deliberações. A intenção é ampliar a legitimidade da representação, para firmar parcerias, convênios e registro junto ao Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ). No encontro, as chapas serão formadas, e os presentes realizam a votação, entre os inscritos, para a figura de presidente e vice. Ainda será decidida no encontro, a denominação oficial, estatuto social, categorias de participantes e constituição definitiva do colegiado por meio de ata, a ser registrada posteriormente, além da eleição e posse dos novos gestores. A reunião é aberta a toda a sociedade.

Produção itabirana. Foto: Divulgação/Coordenação do Grupo de Produtores

Atualmente, a produção é de bananas-prata e caturra, madura e climatizada. “São os produtores de bananas, todos de Itabira, convidados. Estamos afixando o edital, inclusive com abertura da chapa e criação da Associação. O objetivo é em função do alto desenvolvimento e do crescimento que começou a ter, desde 2020, quando começamos. Atualmente atendemos 15 comerciantes dentro da cidade, com uma saída grande e espaço para todos. Ter apenas uma coordenação ficou complicado, diante da evolução, se tornou necessária a criação da Associação, abrindo espaços para mais pessoas. Tem como crescer e atrair novos produtores. Mercado tem, estamos precisando é da fruta”, disse Alamir Batista Zeferino, presidente da comissão organizadora do evento de fundação.

Produtor na plantação. Foto: Divulgação/Coordenação do Grupo de Produtores

“Com essa criação, o segmento passa a ser muito mais representativo dentro da economia do município. O setor rural local ainda ocupa espaço pequeno, em relação ao que pode alcançar. A tendência que os produtores se fortaleçam, novos interessados ingressem nesta atividade, para que essa cadeia produtiva possa crescer, se tornado uma atividade geradora de renda e trabalho, justamente no momento em que precisamos trabalhar com a diversificação econômica”, destaca Mauro Lúcio Ferreira, técnico extensionista da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG), que dá apoio à criação da Associação dos Produtores de Banana. O Sindicato Rural fica na praça Nelson Lima Guimarães, 10, bairro Pará.

Reportagem: Euclides Éder

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.