Nádia Campos e Miguel Oliveira na Roda de Viola, em Ipoema
Nádia Campos. Foto: Guilherme Melo/Reprodução FCCDA
Neste sábado (14), a praça Augusto Guerra, no distrito de Ipoema, será novamente cenário de mais uma edição da Roda de Viola, trazendo à cena a riqueza da cultura tropeira, e da música de raiz. A cantora e compositora mineira Nádia Campos assume o protagonismo. Ela estará no palco, assim como, o cantor itabirano, Miguel Oliveira.
Foto: FCCDA/Divulgação
Nádia Campos é reconhecida por sua voz marcante que mistura tradições brasileiras e latino-americanas. Ela construiu sua carreira influenciada por João Bá, os irmãos Doroty e Dércio Marques, Violeta Parra, Mercedes Sosa e tantos outros. A abertura da noite será realizada com o tradicional Ritual do Fogo, a partir das 21h. A artista se autodenomina como cantadeira, compositora, educadora e pesquisadora.
Miguel Oliveira. Crédito: Divulgação/Sindicato Metabase
A celebração inclui o tradicional ato de acendimento da fogueira e performances das Lavadeiras de Ipoema, Estaladores de Chicote e Trovadoras, evocando memórias e histórias da cultura tropeira. No encerramento Miguel Oliveira promete muita agitação. O evento convida comunidade e visitantes para a noite de arte, tradição e identidade regional.
Reportagem: Euclides Éder