Rádio Itabira

Transmissão ao vivo, notícias locais, agenda cultural, programação musical e informações institucionais.

Crédito: Funcesi/Divulgação

A 4ª edição do evento “Se liga, não caia” será no sábado (14), a partir das 8h na Funcesi. Gratuito, a atividade tem como foco promover a conscientização e o cuidado com a segurança nas rotinas, com atenção especial ao público idoso, evitando situações de risco com quedas. Serão diversas dinâmicas e realizações, com foco na redução da possibilidade de danos.

Crédito: Funcesi/Divulgação

  • Quarto dos Sete Erros: experiência imersiva idealizada pela equipe de arquitetura e engenharia, identificando armadilhas e propondo soluções, identificando erros, sobretudo, em banheiros de forma prática e divertida.
  • Circuito da Empatia: atividade que promove a empatia de maneira inesperada, estimulando reflexão profunda sobre atos cotidianos e o impacto no dia a dia.
  • Bloco da Saúde: informações interativas sobre temas essenciais, como: osteoporose, sarcopenia, farmacologia e práticas de atividade física, promovendo conhecimentos no bem-estar.
  • Percalços de uma Vida Dois: entrevista dinâmica que conta histórias de verdadeiros heróis, compartilhando experiências de vidas marcantes, inspiradoras e inovadoras.
  • 2ª Jornada de Anatomia: trabalhos científicos apresentados por alunos dos cursos de saúde, demonstrando inovação e pesquisa na área.
  • Integração entre Associações e comunidade acadêmica: oportunidade de conexão com o Corpo de Bombeiros, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e outras instituições.Crédito: Funcesi/Divulgação

“O projeto surgiu a partir de uma conversa com o engenheiro e professor da Funcesi Eduardo Brandão, iniciada em 2022. Durante essas trocas de ideias, discutimos como quedas aparentemente simples, muitas vezes consideradas bobas, podem ter consequências graves na vida das pessoas”, relata o neurologista Tiago Alvarenga.

Crédito: Funcesi/Divulgação

Eduardo Brandão, por outro lado, reforça o cunho educativo da ação. “A iniciativa tem o objetivo de alertar a população sobre a importância de estar atento à segurança, prevenindo acidentes e promovendo uma cultura de cuidado. Afinal, um gesto simples pode evitar uma grande dor ou transtorno no futuro”, acrescenta o docente da Funcesi.

Reportagem: Euclides Éder

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.