Itabira: nasce o “Instituto Natividade” para ampliar legado cultural e social
Edinho Natividade. Foto: Divulgação
Com uma trajetória reconhecida na produção cultural e na formação artística, o “Grupo Natividade” inicia novo e importante capítulo de sua história, a fundação oficial do “Instituto Natividade”. Com sede em Itabira, a nova instituição nasce com a missão de ampliar e profissionalizar ações nas áreas da cultura, esporte, meio ambiente, formação profissional e inclusão social, atuando de maneira direta em comunidades em situação de vulnerabilidade social e econômica.
O Instituto Natividade foi concebido como organização de natureza plural, voltada para a transformação social por meio de ações integradas que promovam a cidadania, direitos humanos, ética e desenvolvimento sustentável. Além do incentivo à cultura e às artes, o Instituto atuará em projetos voltados para o esporte e lazer como ferramentas de inclusão e bem-estar; educação e formação profissional para geração de oportunidades; conservação ambiental e tecnologias alternativas.
José Gerônimo. Foto: Divulgação
O instituto também visa à valorização das culturas tradicionais e patrimônio artístico; e à promoção da saúde, ética, cidadania e empregabilidade. Com foco especial nas comunidades periféricas e com menor acesso a políticas públicas, pretende atuar com planejamento, escuta comunitária e comprometimento técnico. O Instituto tem como presidente Edinho Natividade, traz em sua bagagem mais de duas décadas de atuação na cultura popular, com forte expressão no campo da dança.
Fundador da Natividade Escola de Dança e da Natividade Produções e Eventos, o presidente é professor, coreografo e produtor cultural. Seu trabalho inclui formação de novos artistas e educadores, democratização do acesso à arte e valorização das manifestações culturais brasileiras, especialmente o forró, samba, bolero. O vice-presidente, José Gerônimo Coimbra Júnior, é diretor técnico da Confederação Brasileira de Voo Livre (CBVL) e soma a trajetória marcada pela gestão esportiva.
Foto: Divulgação
José Gerônimo atua ainda na formação de atletas e organização de grandes eventos esportivos. Essa experiência abre caminho para o desenvolvimento de projetos sociais que utilizem o esporte como ferramenta de cidadania e transformação. Reforçando a capacidade técnica e compromisso com a cultura, o Instituto Natividade já inicia suas atividades com o projeto “Festival Dança de Itabira”, aprovado no Programa Nacional de Apoio à Cultura (Pronac) do Governo Federal.
O valor autorizado para captação é de R$ 455.796,00, com execução prevista para 2025. O festival será gratuito e aberto ao público, com foco em apresentações artísticas na área de dança. A captação dos recursos será feita por meio da renúncia fiscal de Imposto de Renda, permitindo que empresas privadas possam destinar parte do tributo devido ao apoio direto à cultura local. O Instituto já está em busca de parceiros e patrocinadores que queiram somar forças nesse importante projeto cultural.
Foto: Divulgação
A criação do Instituto Natividade representa mais do que a continuidade do trabalho do Grupo Natividade, é a expansão de um legado que agora se estrutura institucionalmente para alcançar mais pessoas, com maior capacidade de gestão e impacto. A proposta é transformar o acesso à cultura, ao esporte e à formação cidadã em realidades possíveis, especialmente para aqueles que mais precisam, considerando-se estabelecer como um novo marco para Itabira.
Empresas interessadas em apoiar os projetos do Instituto Natividade, via Lei de Incentivo à Cultura, podem entrar em contato para conhecer as contrapartidas e integrar esse movimento de transformação social através da arte. O contato pode ser celebrado através das redes sociais dos gestores da instituição. Acompanhe pelo Instagram, conheça as ações já desenvolvidas e aquelas em fase de planejamento, além de fazer contato direto diante da possibilidade de celebrar parcerias:
- Presidente – Edinho Natividade: @edinhonatividade
- Vice-presidente – J. Gerônimo C. Júnior: @jgeronimocjunior
- Produções e Eventos: @natividadeproducoeseventos
- Escola de Dança: @natividade_escola_de_danca
Reportagem: Euclides Éder