Unifei realiza campanha com o tema: “Transgressões: do grito ao glitter”

Foto: Secretaria de Comunicação/Unifei
Em junho, o Coletivo Amantiqueer, projeto de extensão da Universidade Federal de Itajubá (Unifei), realizou a 3ª Jornada Amantiqueer, com o tema “Transgressões: do grito ao glitter”. Participaram da abertura: Marcel Fernando da Costa Parentoni, reitor da Universidade Federal de Itajubá (Unifei); Janaina Roberta dos Santos, vice-reitora; Isabel Cristina da Silva Arantes, diretora de cultura e extensão social; Paulo Cesar Gonçalves, administrador do complexo histórico e cultural e coordenador do coletivo; e Davi Paiva Meloni, presidente do Amantiqueer.
Além de darem as boas-vindas aos participantes, os integrantes da mesa destacaram a importância da realização do evento no ambiente universitário. A programação da Jornada contou com duas mesas-redondas: “Coletivos e Territórios LGBT+” e “Educação que Transforma”; duas oficinas: “O Acolhimento em Saúde de Pessoas Trans: Vivências” e “Autorretrato e a Arte de Existir”; e duas palestras: “Políticas de Ações Afirmativas para Pessoas Trans na Universidade: Onde Estão e Quem Acessa Enquanto Pessoa Trans a Unifei” e “Além do Arco-íris”, esta última encerrando o evento.

Foto: Secretaria de Comunicação/Unifei
Fundado por estudantes e servidores da Universidade Federal de Itajubá campus do Sul do Estado, o Coletivo Amantiqueer é espaço de acolhimento, democracia e coletividade. Seu nome faz referência a Serra da Mantiqueira, região onde se localiza a cidade de Itajubá, e resulta da junção entre “Mantiqueira” e o termo queer (pessoas sem identificação com as normas tradicionais de gênero). O Amantiqueer propõe, assim, a afirmação de uma cidade plural. Recentemente a Unifei lançou ferramenta de combate ao assédio e à discriminação. Para ler a matéria, acesse o link clicando aqui, e saiba mais.
Reportagem: Euclides Éder

