Vazamento na avenida Mariana. Foto: Ascom/Saae

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) identificou nesta quinta-feira (25) um vazamento subterrâneo na avenida Mariana. O problema foi a causa da baixa pressão e da falta de água em ruas do Bela Vista, Nova Vista e Jardim das Oliveiras, esse último, o bairro aonde o problema foi descoberto e resolvido pelos colaboradores da autarquia.

Foto: Ascom/Saae

O vazamento subterrâneo, também chamado de “oculto”, ocorre quando há ruptura na tubulação abaixo do solo, ou em estruturas como calçadas, muros ou vias públicas. Diferente do rompimento aparente, quando a água surge na superfície, os subterrâneos têm difícil detecção. Os recursos hídricos não são invisíveis, até serem percebidos por alterações sistêmicas.

Foto: Ascom/Saae

Neste caso identificado, a ocorrência foi causada pela ruptura em rede da distribuição. O vazamento não chegou a aflorar na superfície, porque a água infiltrou no solo e escoou até uma caixa de passagem de esgoto, e de lá migrou até a rede principal. A situação foi detectada pelo serviço técnico, durante vistoria em busca da origem do problema.

Foto: Ascom/Saae

“O Saae realizou os reparos necessários ainda nesta data e informa que o abastecimento na região será retomado de forma gradativa, à medida que a rede é preenchida e a pressão normalizada,” cita comunicado da autarquia. Para qualquer demanda, o cliente deve acionar o tridígito gratuito 115 ou encaminhar questionamentos para o telefone: 31-3839-1330.

Reportagem: Euclides Éder

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.