Funcionários da Vale terão acesso a financiamento habitacional exclusivo pela Valia
Foto: Arquivo
A Vale anunciou nesta sexta-feira (3) o lançamento do programa de Financiamento Imobiliário Casa Própria, que será gerenciado pela Fundação Vale de Seguridade Social (Valia). A proposta vinha sendo apresentada desde meados de 2021. E agora se consolida como uma conquista de grande significado para a categoria, sobretudo para os trabalhadores mais jovens que sonham com a casa própria. O financiamento comporá a cartilha de benefícios do programa Institucional Bem-Estar para os empregados da mineradora. Essa linha de crédito será estendida também aos assistidos da Valia (aposentados e pensionistas) com até 80 anos.
O prazo de financiamento é de até 360 meses. O pagamento das mensalidades será feito via boleto bancário, facilitando sua gestão financeira. O valor máximo financiável é de até um milhão de reais por imóvel, com possibilidade de cobertura de até 90% do valor total, superando os 70% normalmente praticados pelo mercado. As taxas de juros são competitivas: a modalidade regular será de 7,8% ao ano + Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), enquanto a reduzida será de 7,4% ao ano + IPCA, desde que o participante se comprometa a utilizar 35% da sua Participação nos Lucros e Resultados (PLR) para amortizar o saldo.
Essa condição permite não apenas pagar menos juros, mas também reduzir o número de parcelas. Será possível utilizar o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) como entrada, amortização ou quitação, nas regras do Sistema Financeiro de Habitação (SFH). Outro ponto importante é a atuação em cidades fora das capitais, onde se concentram as operações da Vale, quando há maior dificuldade para obtenção de crédito imobiliário. A Valia também vai priorizar a educação financeira, oferecendo suporte para que os participantes façam escolhas conscientes e planejadas. Detalhes do financiamento estão disponíveis clicando aqui.
Reportagem: Euclides Éder