Itabira: conheça os projetos em tramitação na Câmara Municipal

Crédito: Jéssica Paiva//CMI
A Câmara de Itabira realizou na terça-feira (14) reunião ordinária com pautas importantes, abordando temas relacionados à sustentabilidade, cidadania e educação, além de homenagear personalidades que contribuem para a sociedade local. Entre os destaques, esteve a discussão em primeira votação de três propostas de origem do Poder Executivo Municipal. A primeira delas autoriza a filiação de Itabira à Associação Brasileira de Municípios. Bernardo Rosa recebeu esclarecimentos da Secretária de Governo, Natália Lacerda de Faria. Ela explicou as vantagens da filiação e os benefícios para a coletividade, em comparação a outros coletivos. Desta forma, o plenário aprovou a proposta que volta em segunda votação.

Crédito: Jéssica Paiva//CMI
A segunda matéria institui o Programa “Troco Solidário” em Itabira. A iniciativa possibilita que ocorra arrecadação de fundos por intermédio da doação de clientes pelo troco de suas compras, para, desta forma, apoiar causas sociais, como Organizações Não Governamentais (ONGs), instituições beneficentes e projetos comunitários. O terceiro texto propõe a criação do Plano Estratégico Itabira Sustentável e o Fundo Municipal do Plano Estratégico. Lançado em novembro de 2023, ainda como política pública, a plataforma reúne 61 projetos que vão preparar o município para o futuro pós-mineração. O plano perpassa a vigência da atual administração, e estabelece programas de curto, médio e longo prazo.

Crédito: Jéssica Paiva//CMI

Em segunda discussão, serão apreciados dois Projetos de Lei. Um deles institui o Programa de Prevenção e Enfrentamento ao Cyberbullying na rede municipal de ensino. O outro cria a Semana Municipal de Conscientização e Combate ao Preconceito. Ambos receberam parecer favorável e contam com substitutivos de redação da Comissão de Justiça. A pauta inclui ainda moções de aplausos apresentadas pelos vereadores Elias Lima, Jordana Madeira Dias, Cidnei Camilo Rabelo “Didi” e Luiz Carlos de Souza “de Ipoema”, reconhecendo lideranças por suas contribuições na cidade. Foi aprovada a mudança de nome para a praça “Vereador Altamiro Coelho Jácome”, e Senhora do Carmo, antes denominada “Praça Central”.
Nas indicações ao Poder Executivo, os parlamentares sugerem ações como, a implantação da capoeira como atividade extraclasse nas escolas municipais, melhorias na iluminação pública e revisão de itinerário de ônibus na comunidade rural “Pedros”, além de avaliações técnicas em passarelas de travessia de canais, estrutura que devem receber melhor manutenção. O vereador Marco Antônio Ferreira “Marquinhos da Saúde” indicou ao prefeito Marco Antônio Lage, que as pessoas com deficiência, seja física, mental ou equivalente, que tenham atenção para acesso mais rápido aos serviços públicos de saúde, seja na consulta, ou em procedimentos mais complexos, como cirurgias e exames especializados.
Reportagem: Euclides Éder

