Estudo da Unifei mapeia aspectos culturais em jogos digitais brasileiros

Phyllipe de Souza Lima Francisco. Foto: Secom/Unifei
O artigo “A Ten-Year Systematic Mapping of Cultural Aspects in Brazilian Digital Games” foi premiado com o 2º lugar na Trilha de Cultura no Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital (SBGames) 2025. O trabalho foi desenvolvido pelo aluno do curso de Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia da Computação (PPG-CTC) da Universidade Federal de Itajubá (Unifei) e egresso do curso de Sistemas de Informação Gabriel D’Martins, em parceria com os professores Phyllipe de Souza Lima Francisco e Rodrigo Duarte Seabra, ambos do Instituto de Matemática e Computação (IMC/Unifei).
O estudo realizou mapeamento da literatura brasileira sobre jogos digitais desenvolvidos nos últimos dez anos que abordam aspectos culturais brasileiros. Entre os resultados, observou-se que grande parte desses jogos aborda temas relacionados às línguas e expressões indígenas, seguidos por cenários que exploram a Caatinga e a Amazônia. Além disso, alguns jogos apresentam narrativas históricas sobre o Cangaço. Constatou-se também que apenas 33% dos jogos identificados estão disponíveis para download, o que indica um possível problema relacionado aos custos de finalização e disponibilização ao público.
O SBGames é o maior e mais importante evento acadêmico sobre jogos da América Latina, cuja primeira edição ocorreu em 2004. O evento reúne diversas trilhas que abordam tópicos relacionados ao desenvolvimento de jogos, como Computação, Arte e Design, Cultura, Educação, Indústria e Saúde, além de festivais de jogos independentes, digitais e de tabuleiro. O evento também conta com uma trilha exclusiva para trabalhos desenvolvidos por alunos da graduação e da educação básica. O evento é voltado para pesquisadores e professores, universitários, desenvolvedores, designers de jogos e profissionais desta indústria.
Reportagem: Euclides Éder

