Elias Lima. Foto: Câmara de Itabira

Na semana passada, terça-feira (15), o vereador Elias Lima foi alvo de comentários de cunho racista nas redes sociais, após postagens em páginas de influenciadores, que geraram algumas reações. Em um dos comentários, publicado no Instagram, o parlamentar foi chamado de “boneco de macumba”, expressão de cunho racista e discriminatório.

A Poder Legislativo publicou nota sobre o tema. “A Câmara Municipal de Itabira manifesta seu repúdio aos atos de racismo sofridos pelo vereador Elias Lima. O Poder Legislativo itabirano não compactua com qualquer forma de discriminação e seguirá atuando para que o respeito, a diversidade e a inclusão sejam valores efetivamente praticados em nossa cidade”, cita o comunicado oficial.

O caso agora segue sob a investigação das autoridades competentes. O caso ganhou repercussão após o vereador se manifestar publicamente em suas redes sociais. Em vídeo, Elias Lima desabafou sobre os ataques e destacou a gravidade da situação. Clique aqui e assista ao posicionamento do parlamentar de Itabira, publicado no seu Instagram.

“Fui atacado de forma vil. Isso mexeu comigo e com meu coração. Abriu-se uma porta para que várias pessoas me atacassem nas redes sociais. Dentre esses ataques, um desses racistas mandou um recado para mim, me chamando de boneco de macumba. Eu tenho um recado para essas pessoas: racismo não é opinião, é crime!”, afirmou o vereador.

O parlamentar registrou o caso na Polícia Militar, que deverá instaurar inquérito para apurar o crime de racismo e identificar os responsáveis pelos comentários. “O racismo não pode ser normalizado, nem tratado como brincadeira. Cada vez que alguém silencia diante de uma ofensa como essa, o preconceito ganha espaço. Precisamos reagir com firmeza”, lamentou o parlamentar.

Reportagem: Euclides Éder

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.