Foto: Saae

Além da falta de chuvas, há paralisação temporária da Vale

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) informa que o sistema de abastecimento de Itabira segue operando com volume reduzido neste início desta terça-feira (28). A ausência de chuvas constantes tem comprometido a vazão dos mananciais que abastecem a cidade, agravando a situação do fornecimento hídrico. A recomendação é o consumo consciente.

Foto: Saae

A paralisação operacional realizada pela Vale desde segunda-feira (27) e mantida na data seguinte, com duração total de aproximadamente 21h, impactou o sistema de distribuição dos recursos, refletindo em baixa disponibilidade de água, sobretudo neste início de semana. Manobras para amenizar o desabastecimento são realizadas pelos técnicos da autarquia. A topografia da cidade ainda prejudica a distribuição.

ETA Gatos. Foto: Saae

A Estação de Tratamento de Água (ETA) Gatos está operando com 25 litros por segundo (l/s), enquanto a ETA Pureza, responsável pelo abastecimento de aproximadamente 60 bairros, registra 75 l/s. O que representa uma redução significativa em relação às médias habituais, de 80 l/s (Gatos) e 130 l/s (Pureza) em períodos fora da estiagem severa. A captação emergencial também segue em funcionamento, porém com baixa vazão.

ETA Pureza. Foto: Saae

Embora as primeiras chuvas tenham trazido leve melhora, a falha na continuidade das precipitações indica atenção e cuidado por parte de toda a população. “O Saae reforça que o racionamento continua em vigor e pede a colaboração de todos para o uso consciente da água. Para consultar os dias e horários de revezamento, acesse www.saaeitabira.com.br ou pelas redes sociais: @saae_itabira,” cita comunicado da autarquia.

Reportagem: Euclides Éder

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.