ETA Gatos. Foto: Saae

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) informou que a Estação de Tratamento de Água (ETA) Gatos foi temporariamente paralisada às 20h de quarta-feira (29), com retomada às 5h da quinta-feira (30). A medida foi necessária diante da baixa vazão registrada no sistema, que chegou a 13 litros por segundo (l/s). O Saae realiza captação e tratamento de água durante a madrugada para tentar garantir o volume de distribuição.

Durante o período de parada, a ETA realizou a recomposição no volume necessário para o bombeamento e distribuição. O Saae reforça que o sistema de abastecimento de Itabira segue operando com volume reduzido neste início de semana, devido à falta de chuvas. A ausência pluviométrica constante tem comprometido a vazão dos mananciais que abastecem a cidade, agravando a situação.

A paralisação operacional realizada pela Vale entre segunda (27) e terça-feira (28), com duração total de cerca de 21h, impactou o fornecimento. A autarquia mantém manobras contínuas para amenizar os efeitos do desabastecimento e orienta a população a adotar o uso consciente da água neste período crítico. Devido às condições atuais, o abastecimento poderá ser impactado em diferentes regiões da cidade.

Reportagem: Euclides Éder

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.