Valério conhece seus adversários na primeira fase do Mineiro – Módulo II 2026

Jader Magalhães. Foto: Aline Ferreira
Campeonato com datas definidas e o formato
Jader Magalhães, presidente do Valeriodoce, esteve na Federação Mineira de Futebol (FMF) na quinta-feira (4), para participar do Conselho Técnico que definiu o formato do Mineiro Módulo II – 2026. Além do gestor do clube de Itabira, participaram os representantes dos demais clubes: Uberaba, Caldense, Mamoré, Patrocinense, Boa Esporte, Guarani, Democrata de Sete Lagoas, Coimbra, Ipatinga, Vila Nova e Aymorés.
O formato de disputa para a temporada 2026, com as 12 equipes, divididas de forma regional para amenizar custos de deslocamentos, em dois grupos, totalizando dez rodadas. Classificam-se os quatro melhores de cada chave:
- Grupo A: Uberaba, Mamoré, Patrocinense, Caldense, Boa Esporte e Guarani.
- Grupo B: Valério, Democrata de Sete Lagoas, Vila Nova, Ipatinga, Aymorés, e Coimbra.
Conselho Técnico do Módulo II. Foto: FMF/Divulgação
Na primeira fase, os times jogarão entre si em turno e returno dentro da chave, cinco jogos em casa. A fase eliminatória contempla as quartas de final, semifinal e a final, em ida e volta. As duas piores equipes, últimas de cada grupo, serão rebaixadas para a Terceira Divisão, oficialmente Campeonato Mineiro – Segunda Divisão de 2027. Na segunda fase, até o acesso, as equipes jogarão no sistema mata-mata.
As duas equipes que chegarem à final garantem o acesso ao Módulo I. O início será em 30 de maio, e o encerramento para o dia 15 de agosto. Quem tiver a melhor campanha na fase de grupos decide o segundo jogo em casa. Nas quartas e na semifinal, o clube de melhor campanha terá a vantagem de jogar por dois resultados iguais. Na final, em caso de empate no placar agregado, a decisão irá para a disputa de pênaltis.
Reportagem: Euclides Éder

