Barreiro recebe esclarecimentos sobre andamento das obras na Escola Antônio Camilo Alvim.

Secretária Edna Carvalho
As Secretarias Municipais de Educação (SME) e Obras e Zeladoria Urbana (SMOZU) se encontram nesta terça-feira (9), às 19h30, com a comunidade do bairro Barreiro, no Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Teresina das Dores. O encontro será coordenado pelas secretárias: Edna Carvalho (SME) e Marinésia Makatsuru (SMOZU). Na pauta, as novas estratégias do cronograma de reestruturação que será realizado, em 2026, na Escola Municipal Antônio Camilo Alvim.
A Prefeitura de Itabira vem discutindo e elaborando a proposta de revitalização da estrutura física da escola desde junho de 2023. “Em decorrência da readequação orçamentária do município, não foi possível executar toda a obra neste ano. Nossa expectativa é de dar continuidade ao processo já no início de 2026”, destaca Marinesia Makatsuru. A escola passará por uma revisão em toda a estrutura, com melhorias e revitalização do espaço. A obra recomeça no primeiro semestre de 2026.
O projeto de reestruturação contempla cinco pilares:
- Modernização, troca do piso, revestimentos, forros e demais acabamentos das salas de aula e estruturas;
- Construção de novas instalações para cozinha, refeitório e banheiro, além de nova sala de aula;
- Modernização de instalações elétricas e hidráulicas da unidade;
- Troca completa do telhado, oferecendo maior conforto térmico para os alunos e servidores;
- Construção de área de convivência, reforço estrutural nos muros da unidade.
Marco Lage e Marinésia Makatsuru. Crédito: Fillipe Augusto/Acom/PMI
O encontro é uma continuidade às tratativas em várias reuniões anteriores, sempre buscando transparência com a comunidade escolar. Na última reunião, realizada no dia sete de novembro, na instituição de ensino, Edna Carvalho esteve com os servidores da escola, representantes da Secretaria de Obras, Gerência de Recursos Humanos (RH) e Procuradoria do Município para prestar esclarecimentos sobre o andamento da obra e sobre a denúncia encaminhada ao Ministério Público de Minas Gerais (MPMG).
Na ocasião, foram apresentados aos profissionais da escola os principais pontos discutidos com o MPMG, incluindo a paralisação da obra em julho de 2025, após avaliação da Secretaria de Obras, e as ações previstas para sua retomada. Também foram tratados temas como a disponibilização de notebooks para as aulas de informática, adequações nos espaços, necessidade de armários e infraestrutura, uso de salas disponíveis, além de esclarecimentos sobre o acordo pactuado com o MPMG.
A gestão da SME reforçou ainda que, as adequações estão previstas ao longo de janeiro, com o objetivo de garantir condições adequadas de trabalho e mais conforto aos estudantes e servidores. Outro ponto debatido foi o pedido de auxílio-transporte, tema que segue em análise pela Procuradoria. A pasta reafirma o compromisso com a transparência, diálogo e melhoria contínua das condições das unidades escolares. O encontro é uma nova oportunidade de esclarecer dúvidas e apresentar os próximos passos.
Reportagem: Euclides Éder

