Foto: Ascom/Prefeitura de Itabira

Em poucos minutos, Itabira foi atingida por um grande volume de chuva. Os índices pluviométricos surpreenderam neste domingo (14). Foram registrados mais de 108 milímetros (mm) de precipitação, o que provocou alagamento de vias, queda de árvores e deslizamentos de terra em diferentes pontos da cidade. O bairro Pedreira foi um dos mais atingidos, assim como as regiões onde há canais.

Além da região mais atingida no bairro Pedreira, que já havia registrado um primeiro episódio de ocorrências graves desde a última sexta-feira (12), quando o volume de chuva ultrapassou 113 mm, acompanhado de ventos fortes, que causaram o destelhamento de casas, mais de 15 ocorrências de destelhamentos foram registradas. A Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (Compdec) reagiu em defesa da população.

Foto: Ascom/Prefeitura de Itabira

A Prefeitura de Itabira, por meio da Compdec e de outras áreas da gestão municipal com secretarias relacionadas, estão atendendo às ocorrências, acolhendo as famílias atingidas, monitorando a situação das encostas e trabalhando na liberação das vias imediatamente, visando garantir a segurança da população. Até a publicação da matéria neste domingo (14) não havia registro de feridos

Foram cinco famílias desalojadas diante da chuvas fortes, e todas elas estão sendo acompanhadas pela Secretaria Municipal Assistência Social (SMAS) e posteriormente encaminhadas para a casa de parentes ou amigos. Não há registro de desabrigados. A situação de chuvas intensas redobra a prevenção e o apoio, quando necessário,  pela equipe multitarefa, encabeçada pelos agentes da Compdec.

“Embora o Poder Público não tenha controle sobre o volume e a intensidade das chuvas, a Gestão Municipal segue atenta nas ocorrências registradas. Felizmente, não temos registro de vítimas fatais. Estamos mobilizados para atender a população atingida e, logo no início desta segunda-feira (15), todas as providências  e ações necessárias serão tomadas”, afirmou o prefeito, Marco Antônio Lage.

Reportagem: Euclides Éder

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.